Os veículos contribuem para a autenticidade de histórias e adicionam um detalhe visual às produções.
Todo cenário de novela desempenha um papel significativo na criação de um enredo autêntico e da vida dos personagens. Para contribuir com a estética e com o ambiente, existem os carros, que são estrategicamente alinhados com a trama. Nesse sentido, o uso de carros específicos realça a narrativa e também adiciona um nível extra de realismo e sofisticação às cenas.
Os carros que aparecem nas novelas são cuidadosamente selecionados pelos produtores para garantir que atendam às necessidades da novela. Eles contribuem para a construção do personagem e podem se alinhar perfeitamente com o cenário.
Para isso, é preciso escolher com precisão, de acordo com o período histórico, o status social dos personagens e a ambientação da história. Em novelas que se passam em outro país, por exemplo, é preciso adaptar até mesmo o lado do volante.
Colecionadores
Quando há a necessidade de carros mais antigos ou clássicos, os produtores têm a possibilidade de recorrer a colecionadores e entusiastas de automóveis.
Nesses casos, para conseguir um veículo de colecionador, pode ocorrer de ser emprestado ou alugado diretamente dos proprietários por uma boa quantia de dinheiro. Para os que são emprestados, os donos podem ter um interesse pessoal em ver seus carros na telinha.
Na novela Pecado Mortal (2013), na qual o ambiente se passa na década de 1960, é notória a presença de carros clássicos, que formam a autenticidade das cenas. Os veículos usados na novela foram restaurados para garantir que seriam como o visual do período histórico. Foram alugados mais de 150 carros exóticos e de luxo de colecionadores para capturar a sofisticação da novela.
Compra e aluguel
Para carros que precisam ser modificados ou usados em muitas cenas, os produtores podem optar por comprar os veículos. Assim, eles conseguem a liberdade de personalizar e podem, eventualmente, ser revendidos ou doados após a novela.
Na novela Caminho das índias (2009), que se passa em grande parte na Índia, o elenco e o cenário apresentam vários veículos. Foi preciso fazer grandes adaptações para capturar a cultura indiana. Assim, foi preciso comprar os veículos para personalizar.
Em alguns casos, os carros são alugados de empresas especializadas em locação de veículos para produções audiovisuais. Essas empresas possuem variedade de veículos disponíveis, desde modelos contemporâneos como o Fiat Argo até clássicos como o Fusca.
Parcerias com marcas
Uma das formas mais comuns, a parceria com marcas estabelece uma troca de serviço benéfica às duas partes. Os produtores estabelecem parcerias com fabricantes e concessionárias de automóveis. Quando não há parceria, os produtores também podem alugar modelos mais atuais, como um HB20 ou um Argo seminovo.
As montadoras também podem fornecer carros novos para a novela em troca da publicidade de aparecer em rede nacional e ganhar visibilidade. Essa parceria gera uma ótima troca entre os parceiros, pois expõe a marca e adiciona um toque de realismo às cenas da novela.