O Planeta TV

Record perde a vice-liderança para o SBT com a estreia da reprise de "Pecado Mortal"

A novela fracassa e até os canais pagos a superam.

por Redação, em 03/01/2024

Casal de Pecado Mortal.Foto: Reprodução/Record

Se a intenção da direção de programação da Record era conter a audiência do "BBB24" com a reapresentação especial de "Pecado Mortal", a estratégia adotada pode ter sido um equívoco. Antes mesmo da estreia do reality show da TV Globo, a emissora enfrentou dificuldades com a estreia da obra concebida por Carlos Lombardi em 2013, estrelada por Simone Spoladore e Fernando Pavão.

Segundo números preliminares, o primeiro episódio de "Pecado Mortal", exibido na noite desta terça-feira (03/01), alcançou apenas 2,5 pontos e atingiu um pico de 4,1. A produção ficou em terceiro lugar, sendo superada significativamente pela Globo, que marcou 18 pontos, e pelo SBT, que recuperou a vice-liderança com 3 pontos. Além disso, os canais pagos também superaram a Record, somando 3,3 pontos.

Apesar das expectativas da Record para a reprise de "Pecado Mortal" serem consideráveis, a emissora já havia enfrentado desafios na primeira exibição da novela, com dificuldades para consolidar a trama perante público.

Em 2013, "Pecado Mortal" marcou 6 pontos de audiência. À época, a Record esperava um ibope na casa dos 10 pontos na Grande São Paulo, mas a TV Globo não deu moleza e esticava os capítulos de "Amor à Vida" até por volta das 23h. Apesar do fracasso de público, a novela é considerada uma das produções mais ousadas da emissora pelos críticos especializados.

A narrativa de "Pecado Mortal" se passa no final dos anos 70, uma época que marcou a história do Rio de Janeiro, principalmente no que se refere à criminalidade no Brasil. O consumo de drogas se alastra pela sociedade brasileira alterando a estrutura de poder entre os criminosos. Se anteriormente os morros eram controlados por chefes do jogo do bicho, foi no final dos anos 70 que o poder começa a passar para as mãos de traficantes. Foi este o ambiente de pesquisa do autor e a inspiração para escrever a história. Carlos Lombardi, em entrevista ao Portal O Planeta TV! contou mais detalhes sobre o folhetim.


Deixe o seu comentário