O programa dedicado à vida no campo massacra as emissoras concorrentes da TV Globo.
Prestes a completar 44 anos no ar, "Globo Rural" continua a ser um fenômeno atemporal, consolidando-se como o preferido dos brasileiros nas manhãs de domingo. Sob o comando de Hellen Santos e Helen Martins, o jornalístico encerrou o ano de 2023 com índices de audiência excepcionalmente altos.
No último dia do ano, 31/12, o programa global destacou os costumes e as lições ancestrais do povo Yanomami. Durante o horário de exibição do "Globo Rural", aproximadamente entre 9h e 10h15, as emissoras concorrentes enfrentaram desafios, registrando índices próximos a zero, considerados como traço de audiência. O SBT, como vice-líder, obteve uma média de 1,7 ponto, seguido pela Record e TV Paga, ambas com 1,4 pontos. Enquanto isso, a emissora líder conquistou expressivos 10,8 pontos, atingindo um pico de 12 pontos.
Mesmo sendo transmitido em um horário com menor participação de televisores ligados (share), o programa dedicado à vida no campo supera em audiência as atrações como "Eliana" e "Hora do Faro", que são as apostas do SBT e da Record para as tardes de domingo. Surpreendentemente, o "Globo Rural" não apenas lidera nesse horário, mas também ultrapassa em audiência toda a programação das emissoras mencionadas anteriormente.
Comparativamente à programação da Globo, o "Globo Rural" mostrou-se mais atrativo até mesmo do que a última temporada fracassada do programa "Pipoca da Ivete".
Vale ressaltar que um ponto de audiência corresponde a 76.577 telespectadores na Grande São Paulo, de acordo com a Kantar Ibope Media