O Planeta TV

"Paraíso" decola, mas será 2ª pior no Ibope

por jeferson, em 20/08/2007

A novela "Paraíso Tropical" finalmente decolou no Ibope da Grande São Paulo. Desde julho, suas médias semanais têm sido superiores a 45 pontos -o trilho considerado ideal pela Globo para o horário.

A trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, no entanto, vai entrar para a história como a segunda pior audiência das 21h na década. Até a semana passada, acumulava média de 41,9 pontos, só superior a "Esperança" (2002), que fechou com 38. Dificilmente alcançará "Laços de Família" (2000), que, com 44,2, era penúltima no ranking. A campeã da década é "Senhora do Destino" (2004/ 05), com 50,4 pontos.
A média final de "Paraíso Tropical" será prejudicada pelo mau começo da novela. Em março, registrou apenas 37 pontos. Em maio, já dava 43. Neste mês, sua média é de 47.

Ricardo Linhares admite que a equipe de "Paraíso Tropical" passou por momentos de muita tensão: "Houve desconfiança inicial à novela. Talvez porque tenha vindo com muita crueldade nos vilões. A Bebel [Camila Pitanga] foi importante para conquistar o público e humanizar o Olavo [Wagner Moura]".
"Paraíso Tropical" enfrenta resistência de parte do público mais pobre e mais jovem. Só 20% de seus telespectadores são das classes D e E. "Páginas da Vida" tinha 23% de penetração nesse segmento e 46% na classe C -dois pontos percentuais a mais do que "Paraíso".


Deixe o seu comentário