O Planeta TV

O Outro Lado do Paraíso: O retorno triunfal de Clara

O capítulo desta quinta (14) promete fortes emoções.

por Redação, em 14/12/2017

Foto: Divulgação/TV Globo

“Boa noite! Vocês não imaginam o prazer que é estar de volta!”. É com essas palavras que Clara (Bianca Bin) anuncia seu retorno a Palmas após surgir deslumbrante na festa beneficente que reúne as figuras mais poderosas da cidade. Triunfante num vestido vermelho, a neta de Josafá (Lima Duarte) deixa os convidados de queixo caído durante cena de O Outro Lado do Paraíso, prevista para ir ao ar amanhã, quinta-feira, dia 14. A aparição provoca uma verdadeira catarse na plateia. Incrédula, Sophia (Marieta Severo) fica literalmente de boca aberta ao ouvir o nome da ex-nora anunciado pelo mestre de cerimônias.

Contrariando todas as expectativas, Clara Tavares é eleita Embaixatriz das Crianças e desce a escadaria do salão para ser coroada. 

Depois de desbancar a ex-sogra, Nádia (Eliane Giardini) e Lorena (Sandra Corveloni), que protagonizam uma disputa acirrada pelo título de Embaixatriz, Clara prova que quem dá as cartas agora é ela. Poderosa, encara todos os seus algozes, acompanhada por Patrick (Thiago Fragoso) e pelo segurança Radu (Thiago Thomé), enquanto desfila entre as mesas dos convidados observando as reações de cada um deles. Sophia, Gael (Sergio Guizé), Lívia (Grazi Massafera) e Renato (Rafael Cardoso) ficam em choque ao constatarem que Clara está viva, rica e poderosa. Já Samuel (Eriberto Leão), Gustavo (Luis Melo) e Vinícius (Flavio Tolezani) não escondem o desconforto com o retorno daquela que eles achavam que estava morta. 

A gravação de uma das cenas mais aguardadas pelo público reuniu 32 atores e 90 figurantes, além de uma equipe formada por 50 profissionais. “É uma energia contagiante poder reunir esse elenco neste grande momento. Uma cena muito importante para a história, que muda completamente o rumo da trama e da própria Clara. Ela retorna mais segura e firme. Volta para chacoalhar o povo de Palmas”, apostou André Felipe Binder, diretor geral da novela que comandou a gravação da cena. Para o diretor artístico Mauro Mendonça Filho, a história entra em um outro patamar a partir de agora. “Temos uma protagonista forte, empoderada e que volta para cobrar os anos que lhe foram tomados”, revelou.

A expectativa entre o elenco também era grande. Mais ainda para Bianca Bin, que não escondia a alegria com o momento. “Estava aguardando por esta virada ansiosamente. Acho que a Clara merecia mesmo retornar gloriosa. Muito mais que vingança, ela volta como uma justiceira”, comemorou. Para a atriz, o sentimento de “volta por cima” também será compartilhado pelo espectador. “Todo mundo vai sentir esse gostinho, esse prazer junto com a Clara. Ter a oportunidade de ver a lei do retorno se concretizando com força para quem merece”, torceu.

A sequência também contou com a participação especial do cantor Wesley Safadão. Na história, ele é a atração musical da noite para os convidados da festa e interpreta o sucesso “Camarote”, antes da entrada triunfal de Clara. Ao se apresentar em cena, Safadão é surpreendido por Nicácio (Fabio Lago), que invade o palco para tietar o cantor. Fã de novelas, Safadão não escondeu o nervosismo na hora de “atuar”. “É uma alegria muito grande e uma honra ter participado deste momento. Estou emocionado de ver aqui tantos atores dos quais sou fã há vários anos”, disse ele, antes de garantir selfies com o elenco e equipe. 

Nos intervalos da gravação, os atores comentaram sobre o novo momento da trama de Walcyr Carrasco, que apareceu de surpresa no estúdio e foi ovacionado pelo elenco. “Agora teremos a lei do retorno na prática. Clara está transformada, segura e com foco total na realização de seu plano”, comentou o autor. 
Rafael Cardoso, intérprete de Renato, descreveu a reação do médico. “Ele não acredita no que vê. Achou que tivesse fracassado na missão de salvá-la e vê a chegada da Clara linda e poderosa. Será um aliado e vai ajudá-la nesse novo momento. Sempre por perto e esperando uma chance também”, adiantou, entre risos. Para Grazi, os próximos momentos serão de tensão para Lívia. “O mundo da Lívia vai cair! Só de pensar na possibilidade de perder o Tomaz pra Clara... Será uma grande virada”, avaliou. 

A cenografia do espaço idealizado pelo produtor de arte Guga Feijó adotou tons azulados, que remetem às águas. “É um contraponto ao vermelho do figurino da Clara”, explica Guga. Além do painel de led no fundo do palco, foram utilizados 30 globos espelhados e quatro grandes lustres de cristais. Atrás da escadaria por onde surge Clara, uma parede de contas de cristais serve para iluminar a chegada da protagonista. No salão, mesas redondas com toalhas pretas e arranjos de flores naturais. 40 dúzias de rosas amarelas e brancas, além de orquídeas, ornitogalo, boca de leão e astromélia foram espalhadas pelo espaço. 
No evento, Raquel, personagem de Erika Januza, é uma das poucas que sabem da surpresa da noite. “Estou de camarote só aguardando esse momento mágico. É a prova concreta de que o mundo dá voltas e que não se pode subestimar ninguém”, vibrou Erika. Thiago Fragoso concordou. “Esse retorno é como se fosse um curto-circuito, um fio desencapado. É o começo de uma outra história. Clara está viva, forte e não está mais sozinha”, avisou. 

Sergio Guizé vê o retorno de Clara como um ponto de virada crucial na história. “Um grande acontecimento, mas acho que ela vai cometer algumas injustiças”, disse ele, entre risos, já tentando defender o personagem. “Gael surta ao vê-la. É um grande choque e ele já entrará em conflito com Radu e Patrick. Será uma festa agitada”, antecipou. Tainá Muller, que interpreta Aura, atual namorada de Gael, garante que a novidade não será bem digerida pela dermatologista. “É muito impactante, chocante, saber que uma ex, que estava morta, agora está bem viva, gata, empoderada, rica e com sangue nos olhos. Vai ser dureza”, divertiu-se. 

Foto: Divulgação/TV Globo

Para compor o visual da chegada da personagem, a caracterizadora Dayse Teixeira optou por uma maquiagem com olhos marcados e batom cor nude nos lábios. “Uma make ‘escândalo’ para combinar com o momento da história. Os cabelos soltos valorizam o corte moderno e a franja ‘desconectada’”, explicou. O vestido vermelho foi a escolha da figurinista Ellen Milet. “Optamos por um modelo com estilo oriental com debrum preto e botas pretas de cano alto que completam o conjunto e remetem a uma guerreira moderna”, define.

Os algozes de Clara não perdem por esperar. Para Flavio Tolezani, é uma volta perigosa para Vinícius. “Mexe na fonte de renda extra dele que é a Sophia e não vai ficar bom para o lado dele não”, prevê. Eriberto Leão, intérprete do psiquiatra Samuel, imagina também tempos difíceis a partir de agora. “É uma expectativa gigantesca do público, de nós, atores, e dos personagens. E vem chumbo para o Samuel”, concluiu. Gustavo, o juiz vivido por Luis Melo, faz coro. “Ele ficará muito acuado com esse retorno e tentará escapar da situação”, antecipou. Já Marieta Severo brincou e anunciou: “Agora é guerra!”. 

As cenas estão previstas para irem ao ar amanhã, quinta-feira, dia 14. O Outro Lado do Paraíso é uma obra escrita por Walcyr Carrasco, com direção artística de Mauro Mendonça Filho e direção geral de André Felipe Binder. 


Deixe o seu comentário