Foto: Divulgação
Com assinatura de Walcyr Carrasco, o último capítulo da novela "Gabriela" será exibido na noite desta sexta-feira (26/10). A nova versão do folhetim baseado no livro "Gabriela, Cravo e Canela" (1958), de Jorge Amado (1912-2001) chega ao fim com uma ótima audiência (uma média de 19 pontos na Grande São Paulo). O índice é o mesmo do remake de "O Astro", exibido no horário das 23h em 2011.
A adaptação foi marcada por diversas liberdades em relação à novela de 1975 e à obra do escritor baiano. Walcyr juntou relatos de outros livros do autor, criou personagens próprios e deu tom de comédia ao folhetim.
Laura Cardoso e José Wilker estiveram entre os destaques do folhetim. A beata Dorotéia e o coronel Jesuíno Mendonça tiveram seus bordões -"Jesus, Maria, José" e "Quero lhe usar"- na boca do povo.
Em 2013, a Globo levará ao ar uma nova versão de "Saramandaia" (1976), escrita por Ricardo Linhares.
Os fãs fiquem atentos, o último capítulo de "Gabriela" será exibido mais cedo nas cidades onde ocorrer o segundo turno das eleições. Em São Paulo, por exemplo, está programado para às 22h15, após "Salve Jorge".