Aos 58 anos, morre Guilherme Karan

Ator sofria de uma doença degenerativa rara.

Publicidade
Foto: Gshow
Foto: Gshow

Guilherme Karan morreu na manhã desta quinta-feira (7),aos 58 anos, segundo informa o UOL. O ator enfrentava há anos a doença de Machado-Joseph e estava internado no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro. 

O último trabalho de Karan foi em 2005, na novela América. Segundo o pai do ator, Alfredo Karan, a doença foi herdada da mãe, que morreu devido a essa mesma anomalia genética. Além dele, outros três irmãos também tiveram a doença.

Além de novelas como Perigosas Peruas, Explode Coração e O Clone, Karan fez sucesso no cinema como o vilão de Super Xuxa contra Baixo Astral. Um dos maiores sucessos de sua carreira foi no programa TV Pirata.

Em 2015, o Domingo Show fez uma reportagem sobre Karan. Nele, a atriz Iris Bruzzi revelou que o ator também sofria de depressão: "Eu fui visitá-lo três vezes e fico muito triste em ver o Guilherme doente assim. Ele é a pessoa que mais gosto no mundo. É o meu maior amigo mesmo".

A doença de Machado-Joseph é uma forma de ataxia (disfunção neurológica que prejudica a coordenação motora) hereditária. O defeito genético leva à degeneração de regiões do sistema nervoso, como o cerebelo, a medula espinhal e os nervos periféricos. O mal é raro e atinge até duas pessoas a cada 100 mil habitantes. 

Comentários (2) Postar Comentário

BE
BE comentou:

Adoro o Porfírio de Meu Bem, Meu Mal e o TV pirata. Grande ator R.I.P :(

Televisivo
Televisivo comentou:

Uma pena! Enquanto isso pelo menos, eu acompanho o seu trabalho em "Meu Bem, Meu Mal", como o divertido mordomo Porfírio e a sua Divina Magda. Que ele descanse finalmente em paz, após uma longa luta contra essa triste síndrome.