O Planeta TV

“Não posso plagiar a mim mesmo”, diz Aguinaldo Silva após polêmica

"Essa novela vai ser louca", disse o autor sobre O Sétimo Guardião.

por Redação, em 14/07/2017

O autor Aguinaldo Silva. Foto: Divulgação/Globo

Após ser acusado de plágio por um aluno de sua masterclass, Aguinaldo Silva falou sobre o caso: "Acusação absurda e errada! Eu sou um dos autores da história e não posso plagiar a mim mesmo".

Em entrevista concedida à jornalista Regina Rito em Lisboa, o autor deu detalhes sobre o imbróglio envolvendo sua próxima trama, O Sétimo Guardião. "Um único aluno discordou do procedimento, mesmo depois de assinar os documentos cedendo os direitos de uso. O que os alunos pagaram (R$ 4 mil), devolvi com correção monetária (R$ 5 mil). [No total] Paguei 130 mil reais, um ótimo preço; a Globo não pagaria isso por nenhuma sinopse. Esse aluno achou que tinha que ser meu colaborador na novela ou criaria problemas. Tentou criar, mas não conseguiu", disse ele, revelando como resolveu a situação: "Todos os (26) alunos voltaram a assinar um documento, inclusive com cláusula de confidencialidade. O tal aluno problemático foi um dos primeiros a assinar. Está tudo certo, todo mundo assinou de novo, são 3 documentos que foram assinados por eles e fecham completamente a cessão de uso do material".

Aguinaldo, que já está no capítulo de número 18, também comentou a nova medida da emissora na preparação das novelas. "A TV Globo, com muita propriedade, quer que a novela estréie com boa parte já escrita. Isso é ótimo, evita atropelos de última hora, como atrasar capítulos, não ter o que gravar... Comigo nunca aconteceu isso, mas tem autor que faz. Sempre tive uma reserva de capítulos muito grande, que não entrego pra produção. Minha idéia é estrear com 80 capítulos", disse o autor, que ainda revelou a expectativa da emissora com a trama: "A TV Globo gosta muito da sinopse. Eles acham que a novela é muito boa e pode ser um sucesso".

Aguinaldo Silva no Altas Horas. Foto: Divulgação/Globo

De volta ao realismo mágico, Aguinaldo falou que a troca de olhares entre um gato, que será criado por computação gráfica, e o protagonista da novela será o indicativo do tom da trama: "Já no primeiro capítulo, eu entrego: Essa novela vai ser louca!". O autor confessou que pensou em Cauã Reymond para os dois papéis: “A certa altura, se transforma numa pessoa. Aí eu falei: 'o gato virar gato, então é o Cauã!'. Quem é mais gato que o Cauã? (risos) Não sei se ele faria o gato, se ele faria o protagonista ou se ele não faria".

Ainda sobre o elenco, Aguinaldo negou dois nomes ventilados na imprensa (Vera Holtz e Natalia do Vale) e confirmou a presença de Renata Sorrah: "Nazaré vai voltar sim. Ela não vai dizer ‘eu sou a Nazaré’. É outra pessoa, mas é a Nazaré".

O Sétimo Guardião, com direção artística de Rogério Gomes, tem estreia prevista para maio de 2018.


Deixe o seu comentário