O Planeta TV

Guilherme Fontes relembra o mocinho de "Mulheres de Areia"

Ator resgata suas principais memórias ao interpretar o personagem Marcos Assunção na trama de 1993, que volta ao ar este mês, na TV Globo.

por Redação, em 21/06/2023

Foto: Divulgação/TV Globo

O jovem empresário Marcos Assunção, personagem de Guilherme Fontes, é um rapaz sensível e romântico, que acaba se envolvendo com as irmãs Ruth e Raquel (Gloria Pires) e provocando grandes reviravoltas em ‘Mulheres de Areia’. Na novela, que volta a ser exibida no ‘Edição Especial’ dia 26 de junho, Marcos é noivo da abastada Andrea (Karina Perez) quando viaja para Pontal D’Areia, a fim de administrar os negócios do pai, e conhece a bela e doce Ruth, por quem primeiro se apaixona. 

Filho dos poderosos Virgílio (Raul Cortez) e Clarita Assunção (Susana Vieira), Marcos ajuda a cuidar de pousada da família na região turística do litoral fluminense. A viagem para solucionar uma crise, após sua irmã rebelde, Malu (Vivianne Pasmanter), envenenar a comida dos hóspedes, se transforma numa inesperada aventura amorosa, já que ele se vê dividido entre duas mulheres de personalidades opostas, mas de fisionomias idênticas.  

As moças, no entanto, são filhas de pescadores, os humildes Floriano (Sebastião Vasconcelos) e Isaura (Laura Cardosos). Virgílio, que visa consolidar o status econômico do filho, quer que ele se case com sua noiva, e não vê com bons olhos o novo relacionamento de Marcos – mas esse é o menor dos problemas que o herdeiro vai enfrentar. 

No ar como Jorge na série ‘Os Outros’, do Globoplay, Guilherme Fontes comenta seu trabalho em ‘Mulheres de Areia’, um clássico que volta à TV 30 anos após sua exibição original. 

Confira a entrevista com o ator: 

Quais foram as suas memórias mais marcantes das gravações de ‘Mulheres de Areia’? Alguma situação em particular que você gostaria de compartilhar?

Memórias de momentos mágicos ao lado de tantos colegas, atores e técnicos, todos do mais alto nível. E isso se refletiu de tal forma que faz com que a obra venha cada vez mais se eternizando na memória dos brasileiros. Sucesso dentro e fora do Brasil. Não consigo citar um em especial porque foram incríveis os momentos de bastidores, além de muitas cenas inesquecíveis. 

O que você acredita ser o segredo do sucesso de ‘Mulheres de Areia’? 

Casamento entre grandes atores e técnicos com um grande texto. Um clássico é sempre um clássico. Ivani Ribeiro, a autora, foi uma das maiores novelistas do país. Uma carpintaria de dramaturgia perfeita. Essa versão da novela – porque houve uma anterior com Eva Wilma e Carlos Zara, na antiga TV Tupi – desde que a fizemos, em 1993, já é reprisada pela quarta vez. Coisa boa não cansa o público jamais. 

Marcos Assunção acaba vivendo um triângulo amoroso com as gêmeas Ruth e Raquel, e é o grande motivo de rivalidade entre as duas. Como você abordou essa complexidade emocional na construção do seu personagem? 

Meu personagem é um romântico apaixonado, e bem “cego”, diga-se de passagem. Ainda que as gêmeas sejam tão parecidas, tem sempre a coisa do cheiro, do jeito. E, nesse caso, Ruth e Raquel, são 100% diferentes. Mas ele, no começo, nem se dá conta. Engraçado. 

O que pode falar de ‘Os Outros’ e sobre o personagem Jorge? 

Eu fiquei encantado com a forma como colocaram o título da história. É muito importante todos nós entendermos que a gente tem que acabar com a mania de achar que os problemas são os outros. Nós somos os outros. Nós individualmente criamos a maioria das intolerâncias e dificuldades que temos no dia a dia. E a síntese disso tudo é a nossa vida no prédio, num condomínio, num bairro, numa rua... Todos os problemas emocionais e pessoais começam muito mais perto do que imaginamos. O personagem foi um presente, assim como contracenar com esse elenco nesse texto do Lucas Paraizo e direção da Luisa Lima.   

'Mulheres de Areia – Edição Especial' estreia dia 26 de junho, logo após o ‘Jornal Hoje’. A obra tem autoria de Ivani Ribeiro com colaboração de Solange Castro Neves. A direção é de Carlos Magalhães com Ignácio Coqueiro e direção geral de Wolf Maya. A novela ainda conta com Daniel Dantas, Vivianne Pasmanter, Eloísa Mafalda, Paulo Goulart, Evandro Mesquita, Oscar Magrini e grande elenco. 


Deixe o seu comentário