Original detalha os desdobramentos da investigação que levou à prisão do ex-jogador de futebol.
O Globoplay estreia nesta quarta-feira, dia 30, a série documental Original ‘O Caso Robinho’, sobre a investigação criminal que condenou a nove anos de prisão, em regime fechado, um craque do futebol mundial pelo crime de violência sexual de grupo. A vítima, Mercedes, que até então nunca havia falado publicamente sobre o caso, autorizou o uso de seu nome e aceitou conversar com a equipe do documentário sobre o que se passou naquela madrugada de 22 de janeiro de 2013. A produção destrincha a investigação que condenou o ex-jogador e traz depoimentos também de autoridades do caso, que em março deste ano resultou na prisão de Robinho no Brasil. Com direção de Rafael Pirrho e Caroline Zilberman, ‘O Caso Robinho’ é dividido em quatro episódios, em mais uma produção do Núcleo de Documentários do Esporte da Globo.
No primeiro episódio, a vítima conta detalhes das lembranças que tem daquela noite e o início das investigações policiais. Cada frase de sofrimento de Mercedes contrasta com as conversas de Robinho e seus amigos, capturadas por conta de grampos e escutas telefônicas feitas pela polícia italiana. A equipe do documentário teve acesso a mais de 10 horas de áudios de conversas de Robinho que foram colhidas pela Justiça italiana.
Com o avanço das investigações, o segundo episódio aborda o momento em que Robinho percebe que o cerco está se fechando contra ele. O vestido vermelho usado por Mercedes naquela noite vira peça-chave para elucidar o caso. No terceiro episódio, o pedido da procuradoria pela prisão e o julgamento em primeira instância que condena Falco e Robinho – os outros quatro envolvidos jamais foram julgados. O jogador continua sua carreira, passando por clubes brasileiros, chineses e turcos, até ter a volta anunciada ao Santos, despertando uma forte cobrança da torcida e da mídia, não chegando nem a estrear. A reportagem do ge neste período, revelando pela primeira vez a transcrição das conversas entre Robinho e seus amigos, acaba sendo fundamental para jogar luz sobre o caso. Já o quarto e último episódio passa pelos julgamentos em segunda e terceira instância. Conta também como a equipe do Uol teve acesso aos áudios das conversas que acabaram rendendo a produção de um podcast sobre o caso no site; o pedido da Justiça italiana pelo cumprimento da pena dos dois condenados no Brasil e as consequentes prisões de Robinho e Ricardo Falco, em São Paulo, em março e junho deste ano, respectivamente.
Durante toda a série documental, o rosto de Mercedes é preservado. A conversa para a produção do material, que aconteceu na Albânia, durou uma hora e 44 minutos. “O tempo ajuda. O tempo é o melhor remédio. Mas não apaga. É uma coisa que você leva sempre dentro de você”, afirma Mercedes.
A série documental ‘O Caso Robinho’ fica disponível para assinantes do Globoplay a partir desta quarta-feira, dia 30.