A direção da emissora teme afastar uma parte dos telespectadores por razões religiosas.
A jornalista Anna Luiza Santiago, em sua coluna "Play" no jornal O Globo, relatou que as cenas da novela "Renascer" estão passando por alterações, especialmente aquelas em que José Inocêncio, interpretado por Marcos Palmeira, exibe uma garrafa contendo a imagem de um diabinho. A equipe de produção está utilizando efeitos de computação gráfica para tornar a figura menos evidente, com receio de afastar parte dos telespectadores por razões religiosas. Vale ressaltar que na versão original da novela, em 1993, o diabinho era mostrado de forma clara.
Uma sequência da primeira fase da novela, na qual a figura em questão apareceria em 3D na tela, foi cortada. Nela, José Inocêncio, interpretado por Humberto Carrão, colocaria a criatura junto ao altar de Nossa Senhora. O roteiro indicava que o público veria o diabinho como se ele estivesse dançando.
"Renascer", que iniciou com uma audiência próxima dos 30 pontos, enfrentou uma queda de público após uma passagem de tempo de mais de 30 anos. Os novos personagens não conseguiram cativar o grande público, resultando em uma oscilação nos índices do IBOPE entre 24 e 27 pontos, abaixo da estimativa inicial de 30 pontos. Até o momento, o remake não alcançou o mesmo sucesso de "Pantanal".
A releitura da novela, adaptada por Bruno Luperi, vai ao ar de segunda a sábado, às 21h10, após o "Jornal Nacional". A previsão é que a obra tenha 197 capítulos, com o último sendo exibido em 6 de setembro.