
Em um vídeo postado no Youtube, no dia 16/05, para falar sobre a criação de Tieta, Aguinaldo Silva lembrou que a novela "abençoada" foi exibida na faixa das oito, e alertou: "Agora é das 9 e 15, e em breve será das dez", ironizou. Dois dias depois, A Força do Querer, atual trama em cartaz, foi levada ao ar às 22h15.
Aguinaldo - que entre 1985 e 1990 escreveu quatro novelas [Roque Santeiro, O Outro, Vale Tudo e Tieta] - explicou que teve apenas dois meses para escrever a adaptação do livro de Jorge Amado para a TV: “Em janeiro de 89, eu tinha acabado de escrever Vale Tudo, e entrei de férias, só que as minhas férias não duraram muito, porque em maio em recebi um telefone do Daniel Filho, que me avisou: ‘Você vai escrever a próxima novela das 8’".
Como Barriga de Aluguel, de Gloria Perez, havia remanejada para a faixa das seis, Aguinaldo tinha que correr contra o tempo, uma vez que Tieta iria para ao ar em dois meses. "Naquela mesma noite, quando Daniel Filho falou comigo, eu fui até a livravria, comprei Tieta e comecei a ler. No dia seguinte, convidei Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares para trabalharem comigo, e um mês depois eu entreguei os primeiros 12 capítulos”.
"Tieta, quando estreou - no dia 14 de agosto de 1989 - a cidade cenográfica não estava ainda pronta. Então, as primeiras cenas foram gravadas em plano fechado porque não era possível mostrar o que não existia. De qualquer maneira, ela foi concluída a tempo. A novela emplacou, virou um sucesso enorme e foi o que vocês estão vendo agora nessa reprise. Uma novela revolucionária, que tratava de temas candentes. Uma novela libertária, moderníssima, mesmo para os dias de hoje", analisa o dramaturgo.
Com Tieta, Aguinaldo Silva queria mostrar que Roque Santeiro tinha suas impressões digitais. "Tieta é irmã gêmea de Roque Santeiro. É evidente que ela saiu da mesma máquina de escrever. Portanto, elas são praticamente frutos do mesmo universo, que é o meu universo ficcional. Que isso fique bem claro".
Tieta, de segunda a sábado, 15h30 no Canal Viva, com reapresentação às 0h30.
Comentários (6) Postar Comentário
Foi sua bênção, mesmo.....depois disso só repetitividade e o mesmo do mesmo......e vive se achando......
Na época queriam acabar com excesso dramático no horário, por isso a Globo encomendou Tieta, Barriga de Aluguel foi deslocada para as 18hrs e mesmo assim fez um sucesso estrondoso de audiência e repercussão sendo uma das novelas de maior audiência e uma das mais longas também, essa fase de comédia as 20h30 (naquela época a novela começava esse horário) continuou com a próxima Rainha da Sucata que foi a estréia de Sílvio de Abreu no horário nobre, a novela começou em tom de comédia pastelão, mas vendo a concorrência de Pantanal na Rede Manchete a Rede Globo esticou os capítulos que duravam de 50 minutos a 1 hora e obrigou Silvio de Abreu a investir em drama, suspense na novela, a partir de alguns meses a novela passou a ter uma estória mais séria.
Sobre a questão da novela estar sendo exibida as 22hrs o JN está dando grande enfoque ao que está acontecendo no Brasil (a política) depois de boatos que a Globo manipula a notícia e esconde assuntos, eles estão mostrando TUDO, fazendo uma cobertura completa dos fatos e a novela A Força do Querer mesmo sendo exibida próximo as 22hrs ou tem dias que é exibida após as 22hrs tem segurado a audiência do JN e se firmando acima dos 30 pontos.
Tieta é maravilhosa, hj em dia se passasse seria as 23hrs, foi uma novela que foi produzida após o fim da censura, vemos o quanto encaretamos, na época tinha uma mulher nua na abertura e ninguém reclamava ou achava ousada demais, tinha diálogos com conotação sexual e cena de nudez e também não havia reclamação, hoje existe uma patrulha enorme, Tieta se fosse hj teria que ser exibida as 23hrs, as 21hrs de maneira alguma. Roque Santeiro também de maneira nenhuma é uma novela que mexe com a fé, existe um falso beato, uma moça que se apaixona pelo padre, uma viúva que é sem nunca ter sido, hj só poderia passar as 23hrs, o público de hj encaretou, se escandalizam com coisas que antigamente não se escandalizavam, muitos regrediram infelizmente.
Um autor que calcou a carreira nas obras de Dias Gomes. Esse sim, o pai do realismo fantástico e o pai das novelas regionalistas. Mas aos mais novinhos que não conheceram a obra de Dias, acha esse senhor o máximo e original. Porém, é uma cópia do Dias.
Be, como voce escreve...kkkkkk....só precisa pontuar melhor pois pontuação são ideias conexas...mas vc tem razão em tudo que falou..... Mas o que reclamo do mago é só sobre sua personalidade ferina, venenosa.... no mais ele é bom , sim...parabéns pelo post...abraço
Humildade passou longe! Além disso é importante lembrar do conceito "Novela de:" "Colaboradores" "Escrita por" ou "Escrita com" no caso de Tieta, a novela é "Novela de: Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares" na ordem alfabética! Aguinaldo tem seus méritos, mas é necessário que a humildade venha na frente!
Ué, escreveu com as mãos numa máquina de escrever.