No último capítulo, com a revelação do assassino de Murilo (Bruno Gagliasso), Babilônia não alcançou seu recorde de audiência em São Paulo: 32,5 pontos de média [pico de 36]. Na faixa entre 21h19m às 22h45m, o SBT e Record dividiram a vice-liderança, com 9 pontos cada. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na capital paulsta.
O mistério que marcou a reta final da novela finalmente foi solucionado! O público descobriu o assassino de Murilo (Bruno Gagliasso): Otávio (Herson Capri). Tudo começou quando o executivo descobriu que Beatriz (Gloria Pires) tinha um caso com Murilo e, cego de paixão pela arquiteta, matou o badboy com um furador de gelo no dia do aniversário de Alice (Sophie Charlotte). Sem ser visto – e sem ser convidado –, o executivo apareceu na boate e golpeou o produtor de eventos pelas costas.
O encerramento de Império, que antecedeu Babilônia, marcou 46 pontos. Já Em Família, exibida antes da história de Aguinaldo Silva, obteve 37 pontos em seu desfecho. Babilônia, portanto, termina com o pior ibope da história da Globo entre as novelas exibidas no horário das nove.
No geral, no total de 143 capítulos, a trama assinada por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga acumulou 25,4 pontos. O folhetim estreou - no dia 16 de março - cercada por grande expectativa, mas recebeu muitas críticas ao longo dos cinco meses em que ficou no ar. Com mudanças no roteiro, por conta da rejeição do público, acabou encurtada.
Comentários (15) Postar Comentário
Há muito tempo que eu não via um final de novela tão fraco. Parecia aquela coisa "tá acabando mesmo, faz de qualquer jeito aí", completamente sem emoção, até a revelação de quem seria o assassino foi sem graça. A morte de Beatriz e Inês, patética. Que tranqulidade era aquela de uma olhando pra outra com o carro caindo de um precipício? O destaque mesmo foram os beijos dos casais homossexuais, sem alarde algum, como deveria ser sempre. Mas que pra mim ficou um claro recado pra quem boicotou a novela apenas por causa disso. Só que mais uma vez veio aquela sensação de "tá acabando, então vamos fazer e danem-se", eu não vi a novela toda pelo simples fato dela ter sido péssima, ao menos no que acompanhei. Vi essa ultima semana, apenas. E não mudo de opinião. É aquela coisa, nada está tão ruim que não possa piorar.
Teria sido melhor assistir ao filme do Pelé. Não dá pra defender Babilonia. Mais do que falta de respeito com o público, esse final medíocre não fez jus a tudo o que Gloria Pires e Adriana Esteves representaram nesta noveleca. Isso sem falar que a razão de ser da trama (morte do pai de Regina) foi completamente ignorada. As duas "morrem" e ninguém fala nada? Regina? Alice? Estela? Ou o carro ainda está voando em direção a Hogwarts? Ainda bem que acabou, já vai tarde.
ACABOOOOOOOOOOOOOOOOUUUUUUUUUUUUUUUUUUU, JA FOI TARDE!!!!!!!!!!!!
o povo canssou de beijo gay e preconceito contra evangelicos.
Ufa, já vai tarde. Com certeza a pior novela do século XXI , em minha opinião.
Novela simplesmente ridícula! Final tosco... Sem palavras!
a audiência deveria ser pior mas ta bom sendo que nao gostei
Foi ruim no começo, ruim no meio e piorou no fim. Tbm ñ assistia msm, mas nem precisava assisti pra sbr o qnt essa novela foi ruim . Que bom que acabou, é pra glorificar de pé! KKKKKKKKKKK
eu não entendi por que Inês foi condenada o final da novela não foi clara e além de tudo não era pra ela ter uma morte tão trágica
Foi se um fracasso histórico!!! Pelo q vejo a regra do jogo, vai ser pior! Só ñ vai ter perseguição e preconceito contra os evangélicos. Mas a audiência ñ vai mudar ñ! As novelas da Globo já era!! É a Record liderando já quase em todo país com o estrondoso sucesso de os 10 mandamentos!!!