O Planeta TV

Ritmo lento de "Renascer" desagrada audiência

TV Globo precisará reverter a queda para manter a satisfação dos anunciantes.

por Redação, em 07/03/2024

Cena de Renascer. Foto: Reprodução/TV Globo

A TV Globo apresenta nesta quinta-feira o capítulo 40 de "Renascer". Apesar dos elogios iniciais à primeira fase da novela, a trama começa a perder a simpatia do público e da crítica especializada. A narrativa é considerada lenta, não acompanhando o ritmo acelerado dos dias atuais. Além disso, os novos personagens carecem de carisma e não há um casal pelo qual o público possa torcer sinceramente.

Eliana (Sophie Charlotte) e Egídio (Vladimir Brichta), que poderiam ser vilões, ainda não demonstraram suas verdadeiras intenções. Mariana (Theresa Fonseca), após conquistar o "painho", revela-se sem função e enfadonha. A trama de Buba (Gabriela Medeiros) é considerada contraditória e mal elaborada, com a personagem tomando decisões incoerentes ao abandonar o trabalho para viajar com o namorado e depois assumir a responsabilidade financeira de uma desconhecida.

Os últimos capítulos concentram-se nas tramas de Damião (Xamã), o capataz que desiste de matar José Inocêncio (Marcos Palmeira) em troca do amor de Ritinha (Mell Muzzillo), e na obsessão de Tião pelo diabinho da garrafa. Contudo, essas histórias não têm gerado grande interesse.

Com pouco apelo, "Renascer" enfrenta uma queda na audiência, atingindo índices semelhantes aos da fracassada "Travessia". Sua média geral atual é de 25,5 pontos, um a menos que o desempenho geral de sua antecessora, "Terra e Paixão". Na quarta-feira (06/03), a audiência não ultrapassou os 25,6 pontos. Se a novela continuar perdendo público, a Globo enfrentará um desafio considerável, especialmente considerando as rejeições de outras produções como "Família é Tudo", "Elas por Elas" e "Paraíso Tropical". Mesmo liderando a audiência e não sendo ameaçada pela Record, a emissora precisará reverter a queda para manter a satisfação dos anunciantes.

A releitura de "Renascer", adaptada por Bruno Luperi, está prevista para ter 197 capítulos, com o último programado para 6 de setembro. A substituta, intitulada provisoriamente de "Mania de Você", está sendo escrita por João Emanuel Carneiro.


Deixe o seu comentário