Os primeiros capítulos da novela escrita por Walcyr Carrasco não atraem a atenção do grande público.
O terceiro capítulo de "Terra e Paixão" registrou somente 23,8 pontos de audiência. A novela criada e escrita por Walcyr Carrasco foi prejudicada pela a transmissão do Futebol, que começou às 21h20 horário que normalmente a novela entra no ar em dias em que a TV Globo não exibe eventos esportivos.
"Terra e Paixão" marcou uma média inferior ao da primeira quarta-feira de sua antecessora. "Travessia" pontou 25 pontos. A atual novela das nove também teve um desempenho próximo ao de "Vai na Fé", que consolidou 23 pontos.
A seguir as médias dos três primeiros capítulos de "Terra e Paixão":
Capítulo 1 (08/05) = 24,8 pontos
Capítulo 2 (09/05) = 25,2 pontos
Capítulo 3 (10/05) = 23,8 pontos
média geral: 24,6 pontos
Estrelada por Barbara Reis e Cauã Reymond, "Terra e Paixão" será uma novela longa, com previsão de 221 capítulos. O seu encerramento acontecerá apenas em janeiro de 2024, quando será substituída pelo remake de "Renascer".
Apesar de ter derrapado no capítulo de apresentação, a direção da TV Globo acredita no pontencial da história de Walcyr Carrasco. A expectativa é de que o horário das 21h volta a registrar índices próximos dos 30 pontos, mesmo oscilando às quartas e aos sábados (considerados dias atípicos).
Nos próximos capítulos de "Terra e Paixão", o público entenderá o real motivo de Antônio La Selva (Tony Ramos) em querer as terras de Aline (Barbara Reis). O vilão está de olho no local porque as fontes de água de suas propriedades estão se esgotando. Já as terras da mocinha possuem uma grande riqueza hídrica.
O autor Walcyr Carrasco começará a dar os primeiros indícios no sexto capítulo, previsto para sábado (13), durante uma conversa de Aline com Daniel (Johnny Massaro) na beira do riacho.
"A água aqui é sempre tão limpa assim? Transparente?", questionará o advogado. "Sempre. Tem uma mina grande lá pra cima... Esta terra é abençoada, tem água por todo lado", explicará a personagem de Barbara Reis.
O poderoso Antônio La Selva (Tony Ramos) está de olho nas terras de Aline (Barbara Reis) e Samuel (Ítalo Martins) há tempos. Inconformado com a negativa, o fazendeiro encomendou a morte da família, resultando no assassinato do marido da moça. Graças a ajuda de Caio (Cauã Reymond), a jovem foi salva junto com o pequeno João (Matheus Assis).
É claro que o maior produtor rural de Nova Primavera não gostou de saber que a professora conseguiu sobreviver, né?! Ele usa então os filhos, Caio e Daniel (Johnny Massaro), para negociar a compra da propriedade. Mas mal sabe ele que a dupla acaba se apaixonando pela proprietária, que já garantiu que não irá vender suas propriedades.