A última novela dele foi Em Família.
Em entrevista no Youtube, Manoel Carlos confessou o desejo de fazer o remake de "A Sucessora". Ele demonstrou um grande apreço pela história de Carolina Nabuco.
A última novela do autor foi Em Família, que foi bastante críticada. Mas, considerando o currículo dele é de inúmeros sucessos.
Uma das principais marcas das novelas de Manoel Carlos foi o nome "Helena" em suas protagonistas. Segundo o autor, esta preferência não se deve a nenhuma mulher em especial com este nome em sua vida, mas sim pela admiração que ele tinha pela história mitológica de Helena de Troia, pela força e independência da personagem.
Em 1991 Manoel decidiu retomar o nome como principal pilar de suas obras, escrevendo oito novelas seguidas cujas protagonistas se chamaram Helena: Maitê Proença em Felicidade (1991); Regina Duarte em História de Amor (1995), Por Amor (1997) e Páginas da Vida (2006); Vera Fischer em Laços de Família (2000); Christiane Torloni em Mulheres Apaixonadas (2003); Taís Araújo em Viver a Vida (2009); e Júlia Lemmertz em Em Família (2014), fechando o ciclo com a filha da primeira Helena oficial, Lilian Lemmertz.
Postado em Audiência da TV A Sucessora Globo Manoel Carlos TV Globo
18,8 pontos
Os momentos finais de Alma Gêmea continuam surpreendendo na faixa do fim de tarde.
3,6 pontos
Reapresentação de As Aventuras de Poliana foi uma das atrações menos assistidas do SBT.
Qual a Melhor Novela produzida em 2024?
Allan comentou:
Era bom que Manoel Carlos voltasse a escrever mesmo. Alguém conhece a história de A sucessora? Eu não conheço. Será que o diretor vai ser Jaime Monjardim?
vlad respondeu:
teledramaturgia.com.br........foi uma adaptação de um romance de incio de seculo XX...uma da melhores novelas de época ja feitas.
Виктор Диденко respondeu:
Seculo XX. Marina, uma moça simples casa um viuvo rico. Ela muda para a casa dele, onde tudo lembra sobre a primeira, ja falecida, esposa, que é considerada por muitos (especialmenre por uma empregada que inferniza a vida da Marina porque ta apaixonada no patrao) uma mulher perfeita. Entao Marina tenta ser a sucessora digna, e é nada simples. Só que em tempo a moça começa a descobrir alguns fatos, ate entao desconhecidos, sobre a vida da primeira mulher e sobre a morte tambem. Será que ela foi assassinada?..
Mario comentou:
Era com Rubens deFalco, Suzana Vieira e Natalia Timberg.
Ela sempre fala nesta novela. Deve ser boa. Tomara que
saia o remake ou que ele escreve outra coisa, uma novela
das seis, dirigida pelo Ricardo, mais curta.
Mario comentou:
E sobre Em familia, acho que a trama prometia, mas
errou muito nas escalaçoes. Natalia do Valle era mae
da Julia Lemertz. Gabriel Braga era filho da Ana Beatriz
Nogueira e diversos outros. Fora que os personagens
centrais, do Gabriel, da Bruna e da Julia, nao cairam
no gosto popular. Quem agradou na novela foram
a Vanessa Gerbelli e a Viviane Pasmanter.
Mario comentou:
* Diferente de Em família, gostei de Viver a vida. Se Em família, quase nada se salvava. Em Viver a vida, havia vários bons núcleos.
Tinha a Luciana, num dos melhores trabalhos da Aline Moraes. O par com o Mateus Solano foi um dos mais bonitos que eu já vi em novela. Adriana Birolli mandou muito bem como a vilã Isabel. O núcleo dela com a mãe Tereza, Lilia Cabral, Paloma Bernardi e Aline Moraes, foi muito forte. Mateus Solano mandou muito bem como os gêmeos Jorge e Miguel. Giovana Antonelli correu por fora como uma personagem que era para ter se tornado vilã, mas caiu no gosto popular e seu personagem ganhou torcida para que ficasse com o Argentino. A Klara Castanho arrancou elogios como sua filha. Adorava as brigas entre a personagem Isabel e a personagem da Daniele Suzuki. Maria Luisa Mendonça era muito divertida. Gostava das amigas Cristine Fernandes e Maria Luisa. Camila Morgado tinha também uma personagem divertida. E adorava, achava uma fofa, aquela atriz que fazia a Paixão, secretaria do Jorge, e era infernizada pela sócia dele. Adoraria rever esta novela. Só a protagonista e seu par com José Mayer não funcionaram.
Allan comentou:
Na fila das 18h tem uma fila grande: Nos tempos do Imperador, Além da Ilusão, Feira das Vaidades, Selvagem da Ópera, Amor com amor se Paga, Arroz de Palma, tem uma novela de Elisabeth Jhim e também de Wendell Bendelack. Essa lista vai até 2024.
Mario respondeu:
* Acho que Arroz de Palma não sai. Feira das Vaidades, com certeza vai sair, a não ser que o Silvio queira boicotar o Gilberto Braga. Além da ilusão também, parecem adiantadas as coisas. Agora com relação às outras, nunca se sabe.
Andre Luiz respondeu:
Eu acho que o selvagem da ópera não vai sair do papel. E a fila das 18h está muito lotada.
Allan comentou:
Deveria voltar as novelas das 23h pra diminuir a fila de autores.
A comentou:
A SUCESSORA: novela maravilhosa, com Susana Vieira! Remake vai ser porcaria, melhor nao fazer.
Vicente comentou:
Acredito que "A Sucessora" não tem fôlego para uma novela nos dias atuais. Mas como minissérie ou um uma novela mais curta, e de preferência num horário em que se pudesse não ser superficial no desenvolvimento da trama, teria grandes chances de ser sucesso no Brasil e no exterior...
Erlon comentou:
Ainda quero ver Suzana Vieira ( Helena) apaixonada por Cesar ( Herson Capri) marido da perversa Isabel( Helena Ranaldi) irmã da grandw vilã Brança( Natalia do Valle) casada com. Arnaldo( Antonio Fagundes). Helena x Isabel
Inácio comentou:
Tomara que isso de fato aconteça. A Sucessora foi novela maravilhoso. Texto, elenco e direção primorosa. Merece sim um remake.
Band já supera o SBT na madrugada com mais um programa esportivo.
Edição Especial: Capítulo estendido de Cabocla garante recorde de audiência.
Nos bastidores do SBT, já se discute o relançamento do Vem Pra Cá, possivelmente sob o comando de novos apresentadores.
A apresentação de Márcia Dantas não refletiu positivamente nos índices do Chega Mais Notícias.
Ignorado pelo grande público, o Domingo Record registrou um novo recorde negativo.
Terceiro lugar: Programa Raul Gil foi derrotado pelo The Love School!
Especial RedeTV! 25 Anos passa despercebido.
Futebol supera Mania de Você, que, mais uma vez, empata com Volta por Cima.
SuperPop – em edição especial pelos 25 anos – registrou um índice residual.
Capítulo marcante de Alma Gêmea alcança 38,7% de share, o maior do dia na TV aberta.
Band já tem programado o esquema de exibição do reality para o próximo ano.
Durante o processo de autodescoberta, Guto contará com o apoio de Érico (Silvero Pereira).
A novela substituiu "A Viagem" e é exibida de segunda a sábado, a partir de 12h20.
Com a promessa de que "nada será como antes", "Mania de Você" alcançou sua melhor média de início de semana.
O dominical liderado por Rodrigo Faro perdeu a vice-liderança há quatro anos.
"Programa Silvio Santos" lidera ao vencer confronto com o festival Afropunk, exibido pela Globo.