Fracassou! "Mania de Você" estreou com uma audiência inferior à do primeiro capítulo de "Renascer"

A nova novela de João Emanuel Carneiro enfrenta uma pressão significativa para melhorar os índices da faixa das 21h.

Publicidade
Cena de Mania de Você. Foto: Reprodução/TV Globo
Cena de Mania de Você. Foto: Reprodução/TV Globo

Mania de Você estreou nesta segunda-feira (9) com dois grandes desafios: impulsionar a audiência do horário nobre da Globo, que nos últimos tempos tem enfrentado dificuldades para superar a marca dos 27 pontos, e gerar repercussão significativa nas redes sociais e nas conversas do público, algo que um folhetim da emissora não alcança com tanto impacto desde A Dona do Pedaço (2019).

O primeiro capítulo do novo folhetim começou com uma trama intensa e duas mortes, uma delas por assassinato. No entanto, tudo leva a crer que a obra levará um tempo para conquistar a confiança do público que se frustou com "Renascer". A história inicia com o parto de Cecília (Simone Spoladore). A esposa de Molina (Rodrigo Lombardi) revela seu desejo de não permanecer casada com ele, mas acaba morrendo logo após o nascimento de sua filha, Luma (Agatha Moreira).

Logo depois, Alfredo (Fábio Assunção) chega à maternidade e declara ser o amante de Cecília e o verdadeiro pai da criança. Com medo de perder a fortuna que herdou de sua esposa, Molina, junto com sua governanta Mércia (Adriana Esteves), trama um plano mortal. "Nós vamos fazer o que precisa ser feito", declara Molina.

Molina dopa Alfredo e o coloca dentro de uma geladeira no necrotério do hospital para que ele congele vivo, comemorando o sucesso de seu plano ao lado de Mércia: "Nós sempre tivemos sorte."

Mércia, a governanta de passado sombrio, mantém uma relação complexa e ambígua com Molina, marcada por uma história pessoal dolorosa. Ela criou Luma (Agatha Moreira) como sua própria filha, enquanto seu filho biológico, Mavi (Chay Suede), cresceu distante dela, alimentando ressentimentos e segredos familiares.

O capítulo se encerrou de forma dramática quando Mavi encontra Viola (Gabz) em uma situação de perigo iminente. Em um momento de coragem, ele a salva de uma tentativa de abuso, oferecendo-lhe ajuda e um refúgio nas ruas, estabelecendo assim um laço inesperado entre os dois personagens.

No quesito audiência, o capítulo de estreia de Mania de Você, criado por João Emanuel Carneiro, conquistou uma média de 23,0 pontos e um pico de 25 no primeiro minuto, exibido na faixa entre 21h31 e 22h46. Nesse mesmo horário, a Record e o SBT dividiram a vice-liderança com 4,6 pontos cada, e a Band ficou na quarta colocação com 0,6 ponto.

Se a média prévia de audiência de "Mania de Você" for confirmada no consolidado, a novela ficará atrás do índice alcançado pelo primeiro capítulo de sua antecessora, "Renascer", que registrou 25,9 pontos no dia 22 de janeiro. E, para piorar, será a detentora da pior média de público de uma estreia das 21h.

Foto: Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo

Ranking das Estreias das Novelas das 21h nos Últimos Cinco Anos:

Mania de Você (2024) - 23,0

Renascer (2024) - 25,9

Terra e Paixão (2023) - 24,8

Travessia (2022) - 25,9

Pantanal (2022) - 28,3

Um Lugar ao Sol (2021) - 25,2

Amor de Mãe (2019) - 35,4

A Dona do Pedaço (2019) - 32,5

Em 2024, um ponto de audiência equivale a 73.280 domicílios sintonizados na Grande São Paulo. Esses números servem como referência para o mercado publicitário.

Mania de Você promete uma narrativa cheia de surpresas e conflitos, levando o público a uma verdadeira montanha-russa de emoções. A nova novela das 21 horas da Globo desafiará os espectadores a se conectarem com personagens complexos e a questionarem os limites entre amor e obsessão, amizade e rivalidade, bem e mal.

"Mania de Voce" é escrita por João Emanuel Carneiro com colaboração de Eliane GarciaMarcia PratesMarina Luisa e Zé Dassilva, e pesquisa de texto de Marta Rangel. A direção artística é de Carlos Araújo, com direção geral de Noa Bressane e direção de Isabella TeixeiraPhilippe BarcinskiGuilherme Azevedo e Igor Verde. A produção é de Gustavo RebeloLuis Otavio e Lucas Zardo, com direção de gênero de José Luiz Villamarim.

A vai ao ar de segunda a sábado, a partir das 21h10, após o "Jornal Nacional". Na TV Globo!.

Comentários (3) Postar Comentário

Mario
Mario comentou:

Vi um pedaco. Violenta demais. A globo nao sabe mais fazer uma novela pra agradar a massa e ainda pegar um outro publico. A globo ta perdida e tem anunciado um elenco fraco pra vale tudo

Ramiro
Ramiro comentou:

Novelão!!!
Torço que a audiência melhore...

Marcus Vinicius
Marcus Vinicius comentou:

Simples entender a dinâmica que envolve televisão e público.Televisão simpática que não opta por linha política e Televisão que assume uma postura declarada de apoio a um dos lados. Sem querer aprofundar neste ponto, sabemos que o País se divide entre duas vertentes bem divididas com direita e esquerda. Apoiar a um ou outro com sede demais ao pote, traz este revés do público contra a TV Globo. E desta vez a aversão é muito pronunciada. O fator "qualidade" quer seja apartir da obra em si ou às várias nuances técnicas, englobando elenco, direção, e tudo mais passa a ser subjetivo. È claro que temos visto as novelas perderem aquela chama que empolgava. Isso ja vem acontecendo há muito tempo.Más o posicionamento político pesa e muito. E a direção da globo não muda seu aspecto televisivo. Acha que o telespectador não compreende e pode ser manipulado. O importante para a televisão, é seu foco no interesse ao pote para matar a sede. Só que neste universo tão dinâmicamente agitado, tudo muda muito rápido. Sem falar que a mídia navega por mares que levam a uma liberdada virtual absoluta. A internet ganhou a supremacia da comunicação. O satélite não é obra do acaso. É preciso. Certeiro. Absoluto. Disponível a qualquer simples mortal. Os sinais chegam rápidos. Todo ser humano tem um celular à mão. E a televisão...passou a ser para muitos totalmente dispensável. Agora imagine se esta "telinha totalmente dispensável" ainda carregue a marca da Repulsa pela linha política....O que acontece ?
20 PONTOS NUMA ESTRÉIA DO PRODUTO MAIS COBIÇADO PELA DIREÇÃO DA EMISSORA.A NOVELA DAS 9. Vale ressaltar que neste capítulo da novela em sí há muito que ser avaliado. Más essas são considerações para outro comentário. Por hora, a Globo sustenta uma posição não aceita pela grande maioria que antes a referendáva. E hoje, odeia. 20 PONTOS. EXPRESSÃO DA VERDADE DE UM PÚBLICO QUE NÃO A SUPORTA MAIS.
Marcus Vinicius - SP.

Mario
Mario respondeu:

Nao tem quase nada que retocar. Perfeito, é bem isso! E se a gente for pegar os numeros decada a decada, é assustador o que eles perderam. E acrescentaria que estavam transformando a sua emissora num catalogo de vendas do globoplay, alem do desmonte do seu elenco e demissao dos melhores autores. Nova geraçao é ruim!!