O Planeta TV

Estreias da Record e do SBT terminaram a semana com baixos índices de audiência

Emissoras perdem ainda mais público com "Força de Mulher" e "A Caverna Encantada".

por Redação, em 03/08/2024

Fotos: Divulgação

As novas apostas da Record e do SBT para o horário das 21h, Força de Mulher e A Caverna Encantada, respectivamente, não conseguiram melhorar os índices de audiência das emissoras. Pelo contrário, ambas as tramas sofreram uma rejeição por parte de uma pequena parcela do público que era fiel às novelas exibidas anteriormente.

Na Grande São Paulo, a novela turca Força de Mulher chegou a atingir 6 pontos na quarta-feira, mas fechou a semana com apenas 4 pontos. Por dois dias, a audiência fez com que a Record empatasse tecnicamente com o SBT.

Veja o desempenho de Força de Mulher em sua primeira semana:

Segunda-feira (28/07) - 4,8 pontos

Terça-feira (29/07) - 5,2 pontos

Quarta-feira (30/07) - 6,3 pontos

Quinta-feira (31/07) - 5,0 pontos

Sexta-feira (01/08) - 4,3 pontos (Pico de 6,7 herdado do Jornal da Record)

Isso resultou em uma média semanal de 5,2 pontos, representando uma queda de 15% em relação à última semana de A Rainha da Pérsia.

A Caverna Encantada, estrelada por Mel Summers, colocou o SBT em uma situação ainda mais complicada, não conseguindo ultrapassar 4 pontos de média. Esse desempenho representa o maior fracasso de público infantojuvenil do SBT em 12 anos.

Para evitar que a novela seja um fracasso absoluto, o SBT decidiu adotar uma estratégia. A partir da próxima segunda-feira, 5 de agosto, os primeiros capítulos da novela serão reapresentados na faixa das 18h30, ocupando parte do espaço atualmente destinado ao programa Tá na Hora, que perderá sua edição local na Grande São Paulo.

Essa mudança é um teste para avaliar a possibilidade de transferir o horário de exibição da teledramaturgia infantil para o fim da tarde de forma definitiva. A direção do SBT acredita que o gênero infantil ainda tem potencial, mas vem perdendo audiência devido à forte concorrência com as novelas adultas da Record e da Globo.

Se o experimento for bem-sucedido em termos de audiência, é provável que a mudança se torne permanente. No entanto, se os resultados não forem satisfatórios, a emissora poderá promover novas alterações na grade de programação.

A Caverna Encantada terá aproximadamente 220 capítulos, divididos em quatro fases, o que manterá a trama no ar por pelo menos um ano.

Confira os índices atingidos pelo SBT com os primeiros capítulos de A Caverna Encantada:

Segunda-feira (28/07) - 4,2 pontos

Terça-feira (29/07) - 4,4 pontos

Quarta-feira (30/07) - 3,7 pontos

Quinta-feira (31/07) - 4,0 pontos

Sexta-feira (01/08) - 3,6 pontos (Pico de 4,0)

A média semanal foi de 4,0 pontos, representando uma queda de 10% em relação à novela A Infância de Romeu e Julieta.

Em 2024, um ponto de audiência na Grande São Paulo equivale a 73.280 domicílios sintonizados. Esses números são cruciais para as estratégias de marketing e publicidade das emissoras.


Deixe o seu comentário