O Planeta TV

Em três anos, "Tela Quente" perde 25% dos telespectadores na Globo

Tela Quente enfrenta crise de audiência na Globo

por Micael Constantino, em 02/01/2023

Em três anos, "Tela Quente" perde 25% dos telespectadores na Globo

A sessão de filmes de maior audiência da televisão brasileira e principal vitrine de exibição de filmes inéditos da Globo, a Tela Quente enfrenta uma crise de audiência e bateu seguidos recordes negativos no decorrer de 2022. Desde o começo da Pandemia, com a implantação de um novo modelo de lançamentos de produções no cinema e o aumento dos consumo das plataformas de streaming, o programa que exibe filmes perdeu 25% de público, segundo informações do Notícias da TV, do Uol.

Em 2019, foi a última temporada de ouro da Tela Quente. Nesse período, a sessão de filmes fechou com 20 pontos de média de ibope na Grande São Paulo.

Naquele ano, o filme de maior audiência foi a comédia nacional Os farofeiros (2018), que consolidou 28,3 pontos. Além disso, outros 27 longas superaram índices acima de 20 pontos no ibope.

Quando a pandemia ainda estava em estágio inicial, em 2020, o número de televisores ligados aumentou motivado pela quarentena, a Tela Quente conseguiu manter a audiência do ano anterior. No entanto, a queda brusca aconteceu no ano posterior e diminuiu mais ainda em 2022.

Os filmes exibidos entre janeiro e dezembro de 2022 marcaram 15 pontos de média. Somente três conseguiram dar mais de 20 pontos: Superação - O Milagre da Fé (2019), marcou 22, 6; La Brea: A Terra Perdida, deu 20,6; e Arranha-Céu: Coragem Sem Limite (2018), deu 20.

A sessão de filmes teve sucessivos recordes entre eles, o longa Mulheres ao Poder (2020), que marcou 7,3 pontos, o filme menos visto em 34 anos de história. O fato ocorreu em uma segunda em que o BBB22 estourou o horário e invadiu a madrugada com o jogo da discórdia.

Nem com Pantanal (2022), que impulsionou e recuperou os 30 pontos diários do horário nobre da Globo, a Tela Quente conseguiu decolar na audiência.

Enquanto foi exibida após a novela, a faixa de filmes ficou com 17 pontos na média. Após a estreia de Travessia, em outubro, a audiência diminuiu mais na Globo e raramente consegue se fixar na casa dos 15 pontos.


Deixe o seu comentário