Novela da Globo tem pior média desde a estreia.
O terceiro capítulo de Babilônia registrou média de 29 pontos, quatro a menos do que na estreia, na segunda (16). O índice é considerado discreto para folhetins das 21h. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande São Paulo.
A novela, de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, repetiu o beijo entre Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathália Timberg). Apesar de baixa audiência na televisão, Babilônia repercute na internet.
A novela conta a história da ambição de três mulheres de classes sociais distintas: Regina (Camila Pitanga), Inês (Adriana Esteves) e Beatriz (Gloria Pires). Ambição, inveja, traição e vingança são os principais ingredientes, em meio ao duelo das vilãs.
Postado em Audiência da TV Babilônia Globo
12,1 pontos
Em pleno feriado, a edição especial de Cabocla manteve boa performance.
1,4 ponto
Chega Mais segue em situação delicada, com números próximos do traço.
Qual a Melhor Novela produzida em 2024?
Thiago Bortolozi comentou:
Primeiros capitulos são sempre assim, e toda a imprensa ja esta cansada de saber disso, o que importa é que esta sendo enfim um novelão como não se via desde AVENIDA BRASIL
alison comentou:
nao foi 5 a manoe que na estrei e sim 4 a menos (33 - 29) = 4
Carlos Luiz de Oliveira comentou:
Índice considerado discreto é um eufemismo..na verdade é um fracasso mesmo...Pelo que eu vejo e ouço falar nas conversas no trabalho e em lugares públicos, estão achando a novela apelativa demais, com algumas cenas constrangedoras, ainda mais nas casas com crianças...e o público anda torcendo o nariz para essas situações. Gilberto Braga exagerou na dose (ele perdeu a mão com novelas desde a fracassada O Dono do mundo) e não está fazendo uma novela agradável de se ver, só pura maldade o tempo todo , com filha batendo em mãe e outros absurdos. O público, mesmo por hipocrisia, é ainda muito conservador (Aguinaldo Silva mesmo disse que quando aparecia o Leo discutindo a relação a audiência de Império oscilava!)
Uma parte do público aaté gosta de ver sangue e horrores nos jornalísticos policiais por ai, mas nas novelas gostam de ver histórias mais mirabolantes e até absurdas ( como Império foi, sem pudor ou medo se ser feliz) ou ainda se derreter com histórias de amor impossíveis ou difícies como nos velhos folhetins do séc. XIX, por isso o sucesso do casal da novela Alto Astral. Como já disse antes, Gilberto desaprendeu os ensinamentos da mestra Jante Clair. Novela tem que parecer novela, é ficção e entretenimento e tem que fisgar o público todo dia, assim como Império vinha fazendo nas últimas semanas...
José Fernandes respondeu:
Novela excelente, trama redondinha, interpretações fantasticas! Fica esse mi mi mi de acabar com a Familia brasileira, mas Cidade alerta, corta pra mim percival, e tantas outras atrocidades pode.. O Brasileiro tá muito hipócrita! Quem entende de enredo, de boa trama está recebendo um excelente produto de ficção. So os de mente fraca, que é a maioria neste país, ficam repetindo esses comentários infundados.. Concordo com a Rita, desde Avenida Brasil não se via algo decente em trama e qualidade de novela.
Rita comentou:
Amei essa novela desde o início, é exatamente esse o tipo de novela que gosto de ver. Ousada e com um texto primoroso. Um luxo essa trama de Gilberto Braga, eu não me importo com audiência quem tem que se importar é a globo. Voltei a ver novelas das 9 que desde "Amor à Vida" não vejo. O que adianta ter a audiência dos "cérebros menos exigentes" (eufemismo pra não dizer outra coisa) e ser escrachada pelos espectadores com maior poder intelectual. Prefiro essa que é um primor de qualidade e para as saudosistas da cafonice anterior: Um colar de beijos para o recalque. Smack!
Luiz comentou:
Os erros de Babilônia:
Não conseguiu até agora fazer com que o público torcesse ou se identificasse com os personagens, nem mesmo dá pra se identificar com a "mocinha" de Camila Pitanga;
A trama se prendeu até o momento em cenas de maldades, polêmicas e sexo...novela até pode tratar desses temas, mas na dose certa, aos poucos, primeiro tem que conquistar o público;
A personagem de Adriana Esteves depois de 10 anos até que mudou o penteado, já a de Glória Pires continua igualzinha...;
Não apresentou até agora, características básicas de folhetim (o que é um pecado em se tratando de novela, fugir desse padrão poucas vezes deu certo);
A maioria dos desocupados nas redes sociais ainda não representa (graças a Deus!) o público da tv;
Convivo com muitos intelectuais e é justamente nesse público as críticas à novela e quem quer cultura deve ir ao teatro ou ler um bom livro, novela é entretenimento e nada mais!;
Quem fala mal por despeito de Império sabe que a novela jamais oscilou pra baixo na audiência, muito pelo contrário, sempre se manteve estável e subindo! ; Giberto Braga vai ter que suar muito pra conquistar o grande público (incluindo o povão, que esse sim é que dá audiência ou não) e deve vencer a mais uma vez a "maldição" de Carrossel, que parece se repetir!
Luiz comentou:
Hoje ainda assisto, mas se a novela não conseguir prender minha atenção ou me fazer ter vontade de assistir amanhã, eu desisto dessa chatice e vou ver se assisto outra novela na internet (uma das antigas boas) ou então no lugar vejo os capítulos que gravo à tarde de Pedra sobre pedra no Viva ( que só esta salva, ainda mais com mais uma fracassada do Gilberto Braga por lá à meia noite!)
Claudio comentou:
Na verdade as novelas que vem dando altos pontos no ibope,são de João Emanuel e Aguinaldo Silva....porque essa de Gilberto Braga é de uma apela fora de controle,mostrando Gloria Pires vivendo uma tarada,por sinal muito péssima a interpretação da mesma;mas uma vez vem a questão homossexualismo como se isso force a coisa mais importante do mundo e não é,pois existem coisa mais importante pra aborda numa novela.aí eu ficou me perguntando o que houve com aquele Gilberto Braga que escreveu historias tão bonitas que nos emocionava tanto, vou cita aqui alguns exemplos:Agua Viva,Brilhante,Louco Amor,Corpo a Corpo e Pátria Minha.achou que perdeu a criatividade de criação.
Carlos Luiz de Oliveira respondeu:
Claúdio, já cansei de falar isso, concordo com vc....Gilberto Braga perdeu a mão. Fez tudo errado em Babilônia. Tinha que conuistar o público primeiro e fazer todos se interessarem e torcer pelo personagens, fazer com que eles "entrassem" e nossas vidas. Mas, ao contrário, espantou todo mundo logo de cara. Começou com 33 pontos (nada mal em temos atuais e só despencando ladeira abaixo. Espantou ou não o público?)
Cristal comentou:
Sinto muito que a tv Globo aceite levar à ara nossas casas uma novela de tão baixo nível. Não sou contra a opção sexual de ninguém, muito pelo contrário, acho que ninguém tem, mas acho também muito pessoal. Já na me sentia bem com beijos fogosos entre homens e mulheres, agora ter que explicar para a menos nada beijos de duas bisavós já é demais.
Mas o que mais me impressionou foi clha batendo é cospindo na cara da mãe.
Para ter Globo internacional tinha que pagar $20.00 e já não vou mais, poise mesma coisa de jogar meu dinheiro no vaso e dar descarga. Acabou, já mandei cancelar e vou usar o dinheiro para fazer uma coisa melhor.
Sem arrependimento.
Lucas comentou:
A novela é ótima. A realidade é bem pior do que estão mostrando. Tem filho que até mata a própra mãe! Estou adorando essa trama que está pegandi fogo. Muito diferente daquele entulho chamado Império.
Marco comentou:
A novela está apenas começando, o que não é a questão da comparação com o Império, se o novela de Aguinaldo era de má qualidade, cheia de personagens e histórias absurdas, e Império é a SEGUNDA NOVELA DS 9 COM PIOR DE IBOPE HISTÓRIA, atrás d Em família.
D sete meses que foi ao ar Império apenas que teve um mês e meio de bom ibope, no final, repito um mês e meio d bom ibope, no final, mas a média da novela foi de cerca de 33, pobre.
Então, falar d audiência e d novela de Aguinaldo, é ridículo.
Babilônia vai fazer o seu próprio caminho, a apenas 4 capítulos ao ar, Império atingiu mais de 200 e quase um quarto desses capítulos marcou 29 pontos !!!
Reality rural ainda bateu, de novo, a melhor audiência da temporada e atingiu pico de 7,7 pontos.
Band já supera o SBT na madrugada com mais um programa esportivo.
Edição Especial: Capítulo estendido de Cabocla garante recorde de audiência.
Nos bastidores do SBT, já se discute o relançamento do Vem Pra Cá, possivelmente sob o comando de novos apresentadores.
A apresentação de Márcia Dantas não refletiu positivamente nos índices do Chega Mais Notícias.
Ignorado pelo grande público, o Domingo Record registrou um novo recorde negativo.
Terceiro lugar: Programa Raul Gil foi derrotado pelo The Love School!
Especial RedeTV! 25 Anos passa despercebido.
Futebol supera Mania de Você, que, mais uma vez, empata com Volta por Cima.
SuperPop – em edição especial pelos 25 anos – registrou um índice residual.
Capítulo marcante de Alma Gêmea alcança 38,7% de share, o maior do dia na TV aberta.
Band já tem programado o esquema de exibição do reality para o próximo ano.
Durante o processo de autodescoberta, Guto contará com o apoio de Érico (Silvero Pereira).
A novela substituiu "A Viagem" e é exibida de segunda a sábado, a partir de 12h20.
Com a promessa de que "nada será como antes", "Mania de Você" alcançou sua melhor média de início de semana.
O dominical liderado por Rodrigo Faro perdeu a vice-liderança há quatro anos.