O Planeta TV

Audiência da NBA cresce no Brasil e basquete ganha mais espaço na TV

por Redação, em 11/05/2023

Audiência da NBA cresce no Brasil e basquete ganha mais espaço na TV

A NBA, principal torneio de basquete dos Estados Unidos, está ganhando cada vez mais espaço no Brasil. No ano passado, a competição cresceu mais de 50% em audiência, tendo cerca de 50 milhões de espectadores. Um número importante que faz o basquete ter mais espaço na TV, e não apenas com a competição norte-americana, mas também com o NBB. A liga brasileira está conseguindo mais transmissões, provando que a modalidade está em alta.

Com diferentes opções para acompanhar, a temporada 2022/2023 do NBB está aproveitando a atração do brasileiro pelo basquete. Além do canal SporTV, que sempre transmitiu a competição, agora é possível ver os jogos também na internet, via serviço de streaming, e na TV aberta. As finais que vão acontecer nas próximas semanas, por exemplo, devem atrair milhões de espectadores. O público costuma ser maior nos momentos decisivos dos torneios de basquete.

Isso acontece também na NBA, com a transmissão ganhando mais espectadores durante os Playoffs, fase decisiva do torneio norte-americano. Em 2022, a ESPN viu a audiência subir mais de 130% durante esses jogos, com mais de 700 mil pessoas acompanhando ao vivo. Números que devem ficar ainda maiores neste ano, pois a projeção é de crescimento constante. O público brasileiro apaixonado por basquete está crescendo, e a temporada atual mostra um forte equilíbrio.

Se no ano passado os Golden State Warriors conquistaram o título com certa tranquilidade, essa temporada a disputa está sendo mais equilibrada. As cotações do Mr.Jack, site de apostas no basquete da NBA, apontam que os Denver Nuggets são a única equipe que surge com maior favoritismo para alcançar as finais. A plataforma de apostas esportivas faz uma cobertura completa do torneio, e aponta nas projeções um forte equilíbrio entre todos os outros adversários, inclusive do atual campeão.

Audiência no Brasil

Segundo a própria NBA, o público brasileiro está entre os três mais importantes para a competição. Ao lado das Filipinas e da Austrália, é a audiência que mais cresce, e que conta com um grande potencial para o futuro. Nossa audiência média tem aumentado cerca de 16%, se consolidando como um público apaixonado pelo basquete norte-americano. Segundo pesquisas recentes, existem mais de 50 milhões de brasileiros apaixonados pela modalidade.

Isso explica a presença do público nas transmissões, seja pelos canais pagos, como o SporTV, ou então pela internet com as plataformas de streaming. Essa última opção tem ficado cada vez mais popular, seja pelo NBA League Pass, onde o torcedor pode assistir 100% dos jogos na plataforma da competição, ou então pela Star+, streaming do grupo Disney que tem os direitos de transmissão.

O resultado é um público cada vez maior, que espera crescer novamente em 2023. Os números desta temporada serão divulgados apenas nos próximos meses, após o final da disputa, mas a projeção é otimista com os resultados. A ideia é que a audiência continue crescendo, acima dos 20%, e ajude até mesmo o basquete nacional, com o NBB também aproveitando esse momento de alta do basquete.

As equipes mais populares

O brasileiro está tão próximo da NBA que algumas equipes são mais populares. Por exemplo, os atuais campeões Golden State Warriors são a escolha de 7,5% dos fãs. É o terceiro time mais popular, perdendo para os tradicionais Los Angeles Lakers, com 22,9%, e Chicago Bulls, com 25,7%. Essa preferência mostra como a competição faz parte da paixão do Brasil pela modalidade. Isso ajuda na audiência, e aproxima os clubes dos torcedores daqui.

Essas três equipes possuem sites totalmente em português, além de várias campanhas focadas no público brasileiro. O objetivo é aproximar ainda mais, sobretudo com o uso das redes sociais. A ideia do NBB é aproveitar isso, fazendo com que o público não assista apenas a liga norte-americana, mas também se aproxime do torneio nacional, com equipes locais.

Os próximos meses prometem ainda mais proximidade do público brasileiro com o basquete. Afinal, a modalidade está longe de atingir o potencial, sendo um esporte para continuar crescendo. Uma boa notícia para as ligas, seja a NBA ou o NBB, que enxergam no Brasil um grande potencial de consumo na TV e também na internet.


Deixe o seu comentário