O Planeta TV

A disputa pela liderança

Por: Nelson Gonçalves Junior E-mail para contato: [email protected]

A disputa pela liderança

“Fala Brasil” é primeiro lugar no Ibope. “Hoje em Dia” idem. “Show do Tom” também. Todo dia, todo final de semana. Comemorar um minuto no topo da audiência ou picos raros de dois dígitos já não fazem mais parte da rotina da TV Record. Finalmente a emissora da Barra Funda pode sonhar em brigar pela tão almejada liderança na televisão aberta brasileira.
Na realidade esta é a primeira vez que o canal realmente consegue incomodar a Globo em vários horários da programação simultaneamente. Reflexo disto é a constante queda nos números de alguns produtos da emissora carioca. Vejamos os principais exemplos:
Pra começar, as novelas passam por uma crise histórica. “Desejo Proibido” não consegue emplacar 20 pontos no horário das 6, índices ridículos para padrões globais. “Sete Pecados” e “Duas Caras” também patinam feio no Ibope, sendo a média de 40 pontos raramente alcançada.

Só que o problema não pára apenas na área da dramaturgia. Nas manhãs o telespectador se acostumou a sintonizar a TV Record. E agora não são apenas dois ou três minutos de liderança. São horas inteiras. Tanto que Ana Maria Braga vai levar o seu “Mais Você” para o Rio de Janeiro (maneira encontrada para um melhor aproveitamento do elenco global que mora no Rio), e programas como os da Xuxa e do Sítio do Pica Pau Amarelo podem ser retirados da grade em 2008.
Outro agravante: a Globo investe pesado na compra dos direitos de transmissões esportivas, entretanto a disputa com a Record por estes eventos vem encarecendo o valor final do produto, e os resultados já não são tão expressivos. Por exemplo, jogos de futebol às quartas feiras tem sido sinal de dores de cabeça. Se puxarmos pela memória, será possível lembrar que os maiores picos de audiência de “Prova de Amor” foram nas quartas...as maiores invasões de morro, e consequentemente picos de “Vidas Opostas” também foram neste dia da semana. E “Caminhos do Coração” segue o mesmo desempenho.

Agora o golpe fatal foi construído nas últimas semanas: Tom Cavalcante na liderança em pleno domingo, num espaço que até pouco tempo era totalmente dominado por Faustão e Gugu. Mesmo sendo um programa pouco brilhante, “Show do Tom” é líder, mostrando um cansaço (Aleluia!) do telespectador com os mesmos de sempre. Ainda poderíamos citar diversos outros programas que conseguem a liderança (como “Melhor do Brasil”, ‘Domingo Espetacular”, “Caminhos do Coração” e “Tudo é Possível”), o que comprova o crescimento sólido na audiência da emissora dos bispos.
A diferença entre os dois canais ainda é grande e a Record está muito mais se consolidando como a segunda emissora do Brasil, do que ameaçando o primeiro posto. Mas o fato é que independente disto, a Globo sofre cada vez mais para superar os 40 pontos no IBOPE, e a Record se acostuma cada vez mais a ver a barreira dos 20 pontos como uma meta possível.

Parabéns!
Dois de Dezembro de 2007. Estréia da TV Digital no Brasil. E realmente ninguém vai assistir. Começar a vender televisores adaptados e conversores há menos de uma semana da inauguração é realmente genial. Começamos bem!




Comentários (0) Postar Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Veja também