Comendador investiga passado do biólogo.
José Alfredo (Alexandre Nero) não vai aceitar numa boa o sumiço de seu dinheiro no exterior e resolver investigar aquele que acredita ser o grande culpado por sua ruína: Maurílio (Carmo Della Vechia). O Comendador e Josué (Roberto Birindelli) partem para São João Del Rey em busca de um podre do biólogo.
Na cidade, os dois conhecem Jesuína (atriz ainda não definida), mãe de Maurílio, que conta que seu filho está morto. Josué e José Alfredo estranham o fato, mas a senhora conta o que houve. No passado, o verdadeiro Maurílio foi para o Rio de Janeiro tentar a vida. Na cidade maravilhosa, arrumou um emprego, mas acabou morto.
José Alfredo pergunta a senhora se ela sabe onde ela trabalhava, mas ela não sabe explicar. Jesuína revela que a morte do filho foi misteriosa e que alguém mandou o corpo do filho para ser enterrado na cidade. A misteriosa mulher ainda conta que seu marido também se chamava Sebastião Ferreira e mostra uma foto do esposo, junto com o filho. O Comendador deduz que se trata de homônimos.
Ao ficar a sós, José Alfredo diz a Josué que tudo faz parte de um plano maior e que o noivo de Maria Marta (Lilia Cabral) é um pau mandando do verdadeiro vilão da trama: o patrão do Maurílio verdadeiro.