A atriz explica como se preparou para gravar a novela das nove.
Em entrevista ao jornal O Globo, Vivianne Pasmanter, que interpreta a vilã Shirley, contou como foi seu primeiro contato com uma cobra, que na novela Em Família chama Serafina.
"Tive um paniquinho quando trouxeram umas cobras na minha casa para eu conhecer e me habituar. Quando tiraram a primeira da bolsa, pensei que não ia dar certo, mas logo fiquei calma. Era uma píton albina muito dócil, mas tivemos que trocar a espécie, pois o Ibama proíbe trabalhar com animais que não são da fauna brasileira. Mas a Ritinha, que veio depois, também é muito tranquila e não tenho nenhum medo de gravar com ela. Já criei muito afeto e chego até a sentir saudades", revelou a atriz.
Na trama de Manoel Carlos, a personagem de Viviane trata mal a filha Bárbara (Polliana Aleixo), mas isso não faz a atriz sofrer, já que também é mãe na vida real.
"Separo bem os personagens que faço de mim. Não vejo a Shirley simplesmente rejeitando a Bárbara. não passa pela falta de afeto. Eu acho que ela tem é um grande conflito por querer o bem dela, por querer 'arrumar' a filha, que é infeliz, sozinha, gorda etc. E claro que faz isso do jeito Shirley de ser: sem filtro, de forma muito inábil", contou Vivianne.