Novela idealizada por Claudia Souto estreia na próxima segunda-feira (30).
O subúrbio carioca já foi tema de filmes, de músicas, enredo de escola de samba e vai virar personagem da novela Volta por Cima. Mais do que um cenário, o subúrbio ocupa um lugar especial na nova trama das sete, que estreia no dia 30.
Autora da obra, Claudia Souto vai mostrar o subúrbio carioca e suas peculiaridades, representando todo os subúrbios do Brasil, espaço de gente que rala, não desanima e está sempre em busca de seu lugar ao sol. E esse local especial ganhou forma pelas mãos da cenografia da Globo.
"A opção pelo subúrbio carioca é porque ele dialoga com as periferias de todo o Brasil. É uma história que poderia acontecer com qualquer um de nós", destacou Claudia Souto.
À frente do projeto está o cenógrafo Keller Veiga, que se inspirou em cantinhos especiais do Rio pra criar a Vila Cambucá, bairro fictício onde mora boa parte dos personagens da trama, inclusive os protagonistas Madá (Jéssica Ellen) e Jão (Fabrício Boliveira).
A construção da cidade cenográfica nos Estúdios Globo começou em fevereiro e, desde julho, ela já serve de locação pra trama, reunindo, em um espaço de cerca de 10 mil m2, três ambientes diferentes: uma rua principal de comércio, cujas referências são os bairros de Madureira e Cascadura; uma rua residencial com casas, como as que existem até hoje em Marechal Hermes; e o pátio dos ônibus da Viação Formosa e seu ponto final, reproduzindo parte do bairro do Santo Cristo.
"O subúrbio carioca está retratado na cidade cenográfica em ambientes com os quais o público vai se identificar. É uma cidade solar, com casinhas coloridas, alegre, arborizada, já que pega bastante a paisagem da Estrada dos Bandeirantes", contou Keller que usou o antigo espaço que abrigou as cidades cenográficas das novelas Deus Salve o Rei (2018) e Órfãos da Terra (2019):
"O local estava sem uso fazia tempos, tem muitas subidas e descidas e uma parte plana, onde ficará a Viação Formosa e o ir e vir dos ônibus."
Além da cidade cenográfica, Volta por Cima terá cenários variados, como a mansão dos falidos Góis de Macedo, o ambiente luxuoso da família Bacelar e a academia.
"Diariamente são montados e desmontados no estúdio cerca de 350 m2 de cenários", pontuou o cenógrafo.
"Volta por Cima" é uma novela criada e escrita por Claudia Souto, com colaboração de Wendell Bendelack, Julia laks, Isadora Wilkinson e Juliana Peres. A novela tem direção artística de André Câmara e direção geral de Caetano Caruso.
O folhetim vai ao ar de segunda a sábado, a partir das 19h25 na TV Globo.