O Planeta TV

Vem aí em 2024: novela de João Emanuel Carneiro terá duas personagens chefs de cozinha que rivalizam

Trata-se da substituta do remake de "Renascer".

por Redação, em 09/10/2023

João Emanuel Carneiro. Foto: Reprodução/Youtube

Segundo informações da jornalista Anna Luiza Santiago, do jornal O Globo, a próxima novela de João Emanuel Carneiro terá duas personagens chefs de cozinha que rivalizam. Um dos núcleos da trama será ambientado num resort

Anteriormente, João Emanuel Carneiro revelou ao jornalista Tiago Coelho, do Piauí, que sua próxima novela será sobre duas mulheres que nascem no mesmo dia. Os detalhes ainda são mantidos em segredo.

Ainda sem título, a produção está prevista para ir ao ar no segundo semestre de 2024, após o remake de "Renascer". A direção artística será de Carlos Araújo.

Atualmente, a Globo exibe “Todas as Flores”, que fez sucesso no Globoplay, e que deu início à parceria entre João Emanuel Carneiro e Carlos Araújo.

A carreira do autor

João Emanuel Carneiro Silva descobriu cedo sua vocação profissional. Aos 15 anos, fã de histórias em quadrinhos, colaborou com o cartunista Ziraldo escrevendo roteiros para as aventuras do Menino Maluquinho e do Pererê. Ainda estudante universitário, roteirizou, dirigiu e foi premiado por um filme de curta metragem e, logo, passou a colaborar nos roteiros de diversos longas-metragens, como o premiado Central do Brasil (1998), que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Estreou como autor da Globo em 2000, convidado pelo diretor Daniel Filho para colaborar, ao lado de Vicente Villari, no texto da minissérie A Muralha (2000), de Maria Adelaide Amaral. Produzida em comemoração pelos 500 anos do Descobrimento do Brasil, a minissérie teve no elenco atores como Tarcísio Meira, Stênio Garcia e Alessandra Negrini. No ano seguinte, João Emanuel voltou a trabalhar com Maria Adelaide Amaral, como colaborador na minissérie Os Maias (2001), baseada na obra do escritor português Eça de Queiroz.

Durante o período inicial na Globo, o autor adaptou algumas obras da literatura brasileira para os especiais do seriado Brava gente. Entre essas obras, destacam-se Enquanto a Noite Não Chega, de Josué Guimarães, e A Grã-Fina de Copacabana, de Sérgio Porto. Ainda como colaborador, em 2002, João Emanuel integrou a equipe de autores da novela Desejos de Mulher (2002), de Euclydes Marinho, ao lado de Ângela Carneiro, Denise Bandeira, Vinícius Vianna e Graça Motta.

A novela das sete Da Cor do Pecado (2004) foi a primeira assinada por João Emanuel Carneiro como autor titular. A produção foi também a primeira novela da Globo a ter como protagonista uma atriz negra. 

Dois anos depois, ele voltou a assinar outra novela das sete, Cobras & Lagartos (2006). Em seu segundo trabalho como autor titular, João Emanuel Carneiro discutiu temas como consumismo e honestidade. 

A Favorita foi a primeira novela das nove de João Emanuel Carneiro. A trama, cheia de reviravoltas e considerada inovadora, focada na dubiedade da vilã e a dubiedade da mocinha. 

Em 2012, o autor escreveu a sua novela de maior sucesso: Avenida Brasil. No horário das nove, ele ainda escreveu A Regra do Jogo e Segundo Sol.


Deixe o seu comentário