A trama será reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo, a partir do próximo dia 2.
Trinta e cinco anos após a primeira exibição, entre 1989 e 1990, Tieta está de volta! A partir do dia 2 de dezembro, você poderá acompanhar uma das novelas mais assistidas da história da televisão brasileira no Vale a Pena Ver de Novo. Mas como será que estão hoje, tanto tempo depois, os atores que deram vida aos históricos personagens? Muitos não estão mais entre nós, é verdade, mas a protagonista Tieta, Betty Faria, por exemplo, segue maravilhosa e cheia de energia aos 83 anos de idade.
Com mais de 60 anos de carreira, Betty Faria está de volta às novelas. Ela é Belisa, em Volta Por Cima, e garante que não pensa em aposentadoria, pois sempre há um papel que lhe caiba. "Eu tô muito feliz nesta novela, adoro sair de casa, gravar, estar com os colegas. Isso me dá muita alegria, vitalidade. Às vezes demoro a cair na real que tenho 83 anos", afirma ela.
Betty Faria tinha 48 anos quando interpretou Tieta, o maior papel de sua carreira, que a colocou de vez na história da teledramaturgia brasileira.
Eternizada como a irmã beata de Tieta, Perpétua, Joana Fomm também segue atuando. Vencedora de vários prêmios, a atriz de 85 anos enfrentou alguns problemas de saúde, como um câncer de mama e uma doença neurológica, mas, mesmo assim, fez participações na série Sob Pressão, como a Irmã Graça. O último papel fixo de Joana em uma novela foi há oito anos, em Malhação: pro dia nascer feliz.
Filho de Perpétua que se envolve com a tia Tieta, Ricardo foi interpretado por Cássio Gabus Mendes aos 28 anos. Hoje, com 61, o ator pôde ser visto recentemente nos sucessos Elas por Elas e Todas as Flores.
Lídia Brondi retirou-se da carreira artística em 1992 e se formou em psicologia. Atua na profissão em São Paulo. Em Tieta, deu vida a Leonora, enteada de Tieta. Sua última novela foi Meu Bem, Meu Mal, no ano seguinte, 1990. É casada com Cássio Gabus Mendes há mais de 30 anos.
Hoje com 61 anos, Tássia Camargo sofreu um infarto e foi internada em um hospital em Portugal, mas recuperou-se bem. No entanto, desde então, ela está afastada da TV. Morando em Portugal desde 2017, ela participou da produção local Valor da Vida.
Aos 75 anos, Bete Mendes está no ar em Garota do Momento como Arlete. Em Tieta era a caridosa e virtuosa Dona Aída, mulher de Modesto Pires (Armando Bógus).
Filha de Modesto (Armando Bógus) e Aída (Bete Mendes) em Tieta, Renata Castro Barbosa tem 50 anos e tem carreira atuante no humor e também como apresentadora no podcast "POD, Amiga?". Em 2023, fez uma participação na novela Travessia.
Aos 61 anos, Luciana Braga deu vida a Maria Imaculada em Tieta, uma menina forte e corajosa que foge da Casa da Luz Vermelha. Seu último papel na Globo foi em Éramos Seis, de 2020. Recentemente esteve na série De Volta aos 15, do Netflix. Luciana vem investindo em sua carreira teatral.
Símbolo sexual entre as décadas de 80 e 90, Cláuda Alencar hoje tem 74 anos. Em 2005, assinou contrato com a Rede Record e fez três novelas pela emissora. Em 2017, fez uma participação em Rock Story. Chegou a passar seis meses internada, entre 2023 e 2024, devido a complicações de uma infecção bacteriana. Mas já voltou a atuar e está no elenco do filme Rei Lear.
Aos 77 anos, Flávio Galvão atua na TV Record. Sua última novela na Globo foi Império, em 2014. Em Tieta, era o Comandante Dário, marido de Laura.
Em Tieta, Luiza Tomé era Carol, a amante “teúda e manteúda” de Modesto Pires (Armando Bógus). Aos 63 anos, está em plena forma, tendo participado da Dança dos Famosos em 2019.
Aos 79 anos, Roberto Bonfim passou por problemas de saúde e precisou fazer uma cirurgia bariátrica e perdeu 30kg. Em 2021, fez uma participação em Nos Tempos do Imperador e também esteve em novelas de sucesso, como Segundo Sol (2018) e Império (2014).
Rosane Golfman era Cirina, solteirona reprimida que tinha uns ataques e só se acalmava depois que Osnar (José Mayer) a sacodia. Aos 67 anos, fez o sucesso A Dona do Pedaço.
Ator com longa parceria com os autores Manoel Carlos e Aguinaldo Silva, José Mayer hoje tem 75 anos. Está afastado da TV desde 2017, quando foi acusado de assédio. Sua última novela na Globo foi Império, em 2014. Em Tieta, viveu Osnar.
Assim como Betty Faria, que está no ar em Volta Por Cima, muitos nomes de peso de Tieta estão em plena atividade e fazendo sucesso por aí, como Arlete Salles, Lilia Cabral, Ana Lucia Torre, Otávio Augusto, Danton Mello, Reginaldo Faria, Ary Fontoura e Paulo Betti.
Yoná Magalhães (1935-2015)
Elias Gleizer (1934-2015)
Sebastião Vasconcellos (1927-2013)
Míriam Pires (1927-2004)
Armando Bógus (1930-1993)
Renato Consorte (1924-2009)
Cláudio Corrêa e Castro (1928-2005)
Ambientada na fictícia Santana do Agreste, no Nordeste brasileiro, a trama começa quando Tieta, interpretada na primeira fase por Claudia Ohana, é escorraçada da cidade pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), indignado com o comportamento liberal da jovem e influenciado pelas intrigas de sua outra filha, Perpétua, vivida por Adriana Canabrava. Humilhada, ela segue para São Paulo e 25 anos depois, Tieta, agora interpretada por Betty Faria, reaparece em Santana do Agreste rica, exuberante e decidida a se vingar das pessoas que a maltrataram. No dia de sua chegada, ela diz que veio para ficar e acaba mudando a rotina de todos os moradores da pequena cidade.
Para incomodar a família, ela se envolve com o sobrinho, o jovem seminarista Ricardo (Cássio Gabus Mendes), filho de sua traiçoeira irmã Perpétua, agora vivida por Joana Fomm, cuja brilhante atuação fez da beata, que vivia em um eterno luto, uma das grandes vilãs da teledramaturgia. Os habitantes ainda se veem às voltas com a instalação de uma fábrica de dióxido de titânio na cidade, que, se por um lado trará desenvolvimento, por outro causará um forte impacto ambiental na região. Santana do Agreste, próxima de Aracaju e Salvador, estava parada no tempo até que Ascânio Trindade (Reginaldo Faria), que foi embora de lá quando jovem, volta com o objetivo de trazer o progresso e a civilização ao local. Ele se torna secretário da Prefeitura e, junto com Tieta, promove a modernização da cidade.
Comemorando a volta da obra que foi um grande marco em sua carreira, Betty Faria ressalta a personalidade visionária de Tieta como a característica que mais admirava. "Tenho orgulho do que ela representava. Tieta era muito moderna, hoje ainda é revolucionária. Era uma pessoa do bem, cheia de amor, que chega na cidade para ajudar a melhorar a situação, sempre trazendo ideias novas e derrubando preconceitos", define a atriz, que se emocionou quando soube que a novela seria reexibida no ''Vale a Pena Ver de Novo'. "Fiquei feliz demais porque é um trabalho que entrou no coração do público e ficou. Foi um grande sucesso da minha maturidade como atriz, que me trouxe muita felicidade, e uma novela exibida em muitos países, sempre muito bem-recebida", relembra.
Betty encabeçava um elenco de peso, com interpretações memoráveis de personagens carismáticos e cheios de humor. Quem não se recorda de Tonha (Yoná Magalhães), Carmosina (Arlete Salles), Imaculada (Luciana Braga), Timóteo (Paulo Betti), Osnar (José Mayer), Coronel Artur da Tapitanga (Ary Fontoura), Modesto Pires (Armando Bógus), Dona Milu (Mirian Pires), Amorzinho (Lilia Cabral), Cinira (Rosane Gofman) e Bafo de Bode (Bemvindo Sequeira), entre outros? Foram muitos os bordões lançados em 'Tieta'. A começar pela protagonista e seu "Eta, lelê!". Dona Milú pontuava as frases com "Mistééério!". Tonha (Yoná Magalhães) se despedia com um divertido "Te-chau!". A expressão "Nos trinques!", usada por Timóteo (Paulo Betti) para demonstrar que algo estava do seu agrado, ganhou o Brasil. E Amorzinho (Lilia Cabral) gritava: "Ciniiiiiiira!" sempre que queria repreender a amiga interpretada por Rosane Gofman.
Além da trama, elenco, personagens, expressões e sotaques, a obra também tinha como pontos fortes, a caracterização, o figurino - mais de mil figurinos foram produzidos especialmente para a novela -, cenários - a fictícia Santana do Agreste, construída numa área de 10.000m2 em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, era composta por 46 prédios, duas igrejas, oito ruas, duas praças, um circo abandonado e quinze ruínas - e a trilha sonora. 'Tieta', interpretada por Luiz Caldas, foi o tema de abertura da novela. A trilha contava com sucessos de Fagner, Djavan, Roberta Miranda, entre outros artistas. A abertura, que misturava elementos da natureza com a beleza feminina, representada pela modelo Isadora Ribeiro, e encerrava com o nome da novela aparecendo escrito na areia da praia de Mangue Seco, também ficou marcada na memória de quem assistiu à novela.
Sucesso internacional, 'Tieta' foi transmitida no México, Chile, Guatemala, Peru, Portugal, República Dominicana e no Uruguai, entre outros países. Em 1996, Cacá Diegues produziu 'Tieta' para o cinema, com Sônia Braga no papel principal, e Marília Pêra como Perpétua.
Autoria: Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares | Direção: Reynaldo Boury e Luiz Fernando Carvalho | Direção-geral: Paulo Ubiratan | Direção executiva I: Paulo Ubiratan | Supervisão: Daniel Filho | Período de exibição: 14/08/1989 – 31/03/1990 | Horário: 20h | Nº de capítulos: 196