O Planeta TV

Telecine encerra era de ouro dos canais de filmes da TV paga com menos estreias

O streaming é o foco do momento

por Micael Constantino, em 30/12/2022

Telecine encerra era de ouro dos canais de filmes da TV paga com menos estreias

O público mudou a forma de ver filmes nos últimos dois anos. Com salas de cinema fechadas e uma infinidades de serviços de streaming das maiores produtoras de conteúdo do mercado durante a pandemia, a TV por assinatura perdeu relevância nesse segmento e deixou de ser uma vitrine atraente como uma janela de exibição. O Telecine, empresa do grupo Globo que é líder no mercado, precisou se adaptar nesse processo, segundo informações do Notícias da TV, do Uol.

O Telecine possuía um dos pacotes mais caros da TV paga, o canal era reconhecido por ser o primeiro a lançar os filmes após saírem das salas de cinema e das vendas ou aluguéis nos sistemas de pay-per-view online.

As Superestreias do Telecine chamavam a atenção, por ter filmes que ainda não poderiam ser encontrados facilmente em outras mídias. A audiência era excelente e alguns deles chegavam a deixar o canal nas primeiras posições da TV por assinatura, mesmo sendo um serviço pago.

Em 2020, no auge da pandemia da Covid-19 onde muitas pessoas ficaram em casa e mais tempo em frente a televisão, os canais Telecine fecharam entre os 20 canais mais vistos. Em 2021, o ranking desceu e ficou à partir do 41°. 

Atualmente, os novos lançamentos estão mais raros.

A ideia de que o assinante do Telecine tinha um serviço praticamente exclusivo, com o lançamento antecipado dos principais sucessos do cinema acabou se perdendo nos últimos anos. O motivo foi a mudança nos contratos com as grandes distribuidoras.

A Disney não renovou o contrato que tinha com o Telecine, que acabou perdendo os direitos de todos os filmes das empresas do grupo, que inclui a própria Disney, Marvel, Fox, Piçarra e Lucas Film.

A Paramount também adaptou seu catálogo cedido ao canal para priorizar sua plataforma de streaming e ao lado da Universal Pictures continua como a principal parceira da empresa brasileira. Além dos longas nacionais que são produzidos pelo próprio canal em parcerias com companhias incluindo a Globo Filmes.


Deixe o seu comentário