Na trama inédita de Walcyr Carrasco, atriz e modelo será Iraê Guató, especialista em ervas e mãe de uma adolescente; saiba mais!.
Na semana em que as redes sociais ficam recheadas de homenagens aos povos originários, Suyane Moreira, atriz e modelo que está no elenco de Terra e Paixão, foi mais uma a representar suas raízes. Natural de Juazeiro do Norte, ela rodou pelas passarelas mundiais até descobrir que também queria ser atriz. Fez Araguaia (2010), As Brasileiras (2012), Novo Mundo (2017), mas o próximo papel tem um gostinho ainda mais especial: um núcleo indígena de verdade.
Descendente por parte de mãe, a atriz será Iraê Guató na nova novela das 9. Especialista em ervas, a personagem conhece tudo sobre a medicina da floresta, tem um grande coração, mas sempre foi oprimida. Para o papel, Suyane alongou os cabelos e promete trazer muitas referências da avó.
"O meu contato com a tribo, os Cariris, os Tupis, não foi tão forte. Tenho lembrança do dia a dia dela, quando tinha 7, 8 anos, como das vezes que ia pra casa dela, mexer com a terra. A casa da minha avó era de taipa e barro. Achava a coisa mais incrível do mundo. Tinha que ficar renovando essa casa, pra mim era uma brincadeira de criança", lembra.
"Ter essa liberdade na natureza, tomar banho de rio, aprender a nadar sem professor, só com a voz dela falando", Suyane Moreira.
Suyane saiu de casa aos 17 anos para tentar a carreira de modelo. Batalhou, conseguiu seu espaço na moda, viajou o mundo, morou fora do Brasil, desfilou para grifes renomadas, fez editoriais e muitas capas de revistas. Em 2006, trabalhou no filme Árido Movie, quando se descobriu atriz. Depois disso, atuou na Globo em Amazônia - de Galvez a Chico Mendes (2007), Araguaia (2010), As Brasileiras (2012), Gabriela (2012) e em Novo Mundo (2017). E isso tudo sem nunca deixar a carreira de modelo, que mantém até hoje.