A trama aborda o amadurecimento dos jovens ao longo da busca pelos seus sonhos.
A vida é feita de sonhos. Ou pelo menos da trajetória que traçamos em busca deles. Sejam os caminhos tortuosos, justos ou não, o que vale na vida é a história que se escreve na incansável busca por objetivos, onde há erros e acertos e, claro, muito aprendizado. Esse é o ponto de partida de ‘Malhação Sonhos’, temporada de 2014, que volta à tela da TV Globo a partir do dia 25. Sob a direção de núcleo de José Alvarenga Jr., direção geral de Luiz Henrique Rios e autoria de Rosane Svartman e Paulo Halm, com supervisão de Glória Barreto, a trama aborda o amadurecimento dos jovens ao longo da busca pelos seus sonhos.
“Nossos personagens enfrentam desafios reais, precisam superar seus medos, suas deficiências e limitações através do esforço, do estudo, da persistência e da dedicação. Mostramos que há atalhos nem sempre éticos ou honestos que podem aparentemente facilitar, mas que apenas transformam esses sonhos em pesadelos. Penso que essa abordagem realista acaba estimulando nosso público a correr atrás de seus sonhos com a consciência de que o caminho é longo e cheio de percalços, mas que vale a pena ser atravessado”, define Paulo.
Para Rosane, a reprise foi uma grata surpresa, assim como a edição especial de ‘Totalmente Demais’, de sua autoria ao lado de Paulo, exibida também durante a pandemia. “Estamos vivendo um momento difícil, atípico e há alguns meses assistir de novo essas obras, no mesmo horário que foram exibidas originalmente, seria algo impossível. Espero que ‘Malhação Sonhos” traga alegrias em meio a tantas dificuldades. Se trata de uma obra que é o retrato de sua época, mas desejo que mesmo assim ela continue a divertir, gerar repertório, diálogo, fantasia e levantar temas que possibilitem o engajamento da audiência”, completa.
Na história, Duca (Arthur Aguiar) quer ser um grande campeão de muay thai. Bianca (Bruna Hamu) sonha em subir aos palcos e arrancar aplausos com sua atuação. Karina (Isabella Santoni) deseja ser o orgulho de seu pai Gael (Eriberto Leão) nos ringues. Pedro (Rafael Vitti) fecha os olhos e imagina estar em um grande solo de guitarra. Sol (Jeniffer Nascimento) quer mostrar seu talento musical para o mundo. Cobra (Felipe Simas) almeja ser o melhor, custe o que custar. Todos eles têm sonhos grandes e estão determinados a conquistá-los. Mas o destino é incerto e eles enfrentam as dores e delícias dessa busca. Vitórias e derrotas, aplausos e vaias que testam seus valores e colocam em cheque suas personalidades.
A fábrica desses sonhos é a Escola de Artes Ribalta e a Academia de Lutas do Gael, onde universos de naturezas opostas conflitam entre si. É uma antiga fábrica de tecidos que abriga a escola de artes e a academia que jovens das mais diversas idades e classes sociais interagem e convivem com o diferente, fora do tradicional ambiente escolar ou universitário. Lazer, transformação, realização e competitividade se encontram neste mesmo espaço.
A alegria de poder rever ‘Malhação Sonhos’ tomou conta do elenco. Para Isabella Santoni, a ansiedade está grande. “Malhação foi uma das tramas mais importantes da minha carreira e poder revê-la anos depois vai me trazer muito aprendizado, terei a oportunidade de ver minha evolução como profissional”, diz. Seu parceiro de cena, Rafael Vitti, com quem formou o casal #Perina, lembrado ainda hoje nas redes sociais, tem o mesmo sentimento e relembra seu personagem. “Pedro é carismático, alegre e ama muito sua família. O que mais me surpreendeu nele é que, apesar de parecer medroso e frágil, ele possui uma coragem infinita quando se trata de proteger quem ele ama”, descreve o ator, que cita a importância do trabalho para sua carreira. “Minha vida mudou muito depois que eu tive essa oportunidade. Muitas portas se abriram e novos desafios vieram. Só posso agradecer aos autores Rosane Svartman e Paulo Halm, José Alvarenga Jr., Luiz Henrique Rios, Marcos Figueiredo, Noa Bressane, Cristiano Marques, toda equipe, além dos colaboradores, meus parceiros de cena e, obviamente, ao público que recebeu nossa história e a transformou em um sucesso”, agradece.
Uma das tramas de maior sucesso da franquia, ‘Malhação Sonhos’ foi muito citada nas redes sociais para fazer parte novamente da programação da TV Globo. Arthur Aguiar, que dá vida ao lutador Duca, se orgulha de fazer parte dessa história e atribui o êxito da temporada à toda equipe. “A galera era muito unida e acredito que isso tenha sito transmitido para quem estava assistindo em casa. Talvez esse seja um dos grandes motivos do sucesso da temporada. Foi um trabalho muito gostoso de fazer e um grande marco na minha vida e carreira, tanto que tenho tatuado no meu braço “força e honra”, que era o lema da academia e do mestre Gael”, revela.Fazendo um contraponto ao personagem de Arthur, ‘Malhação Sonhos’ conta ainda com Felipe Simas no papel do lutador Cobra. Competitivo e desleal, ele quer ser campeão custe o que custar, por isso cria problemas na Academia de Lutas do Gael e logo de cara terá a antipatia de Duca. “Nunca vi o Cobra como um vilão. Sempre enxerguei o personagem como um marginalizado em uma sociedade onde nem todos conseguem vencer. O amor foi o ponto de transformação na vida do Cobra. Quando ele se dá conta disso, se torna um processo bonito”, avalia. “Acho que a história é muito atual para o tempo que vivemos. A luta e a arte, que são os temas centrais da trama, são saídas para muitos dos nossos jovens. Acredito que a reprise será muito bem recebida e comentada”, completa Felipe.
Veterano em meio a tantos jovens atores, Eriberto Leão lembra com carinho do convívio e dos bastidores de ‘Malhação Sonhos’. “Foi um dos trabalhos mais importantes da minha vida. Meu filho caçula se chama Gael em homenagem ao meu personagem. Acho que isso dá a real ideia do quanto fui feliz como ator e como ser humano. Aprendi muito com todos os meus colegas, desde os mais experientes aos mais jovens e com os diretores, com a equipe, com o primoroso texto da Rosane e do Paulo. Éramos uma grande família e nos amávamos muito”, relembra.
Também fazem parte do elenco de ‘Malhação Sonhos’ nomes como Jeniffer Nascimento, Bruna Hamu, Anaju Dorigon, Marcelo Faria, Felipe Camargo, Emanuelle Araújo, Helena Fernandes, Cadu Libonati, Léo Jaime, Guilherme Hamacek, Lellezinha, Guilherme Piva, Patricia França, entre outros.
Escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm, ‘Malhação’ tem direção de núcleo de José Alvarenga Jr, direção geral de Luiz Henrique Rios e direção de Marcus Figueiredo e Noa Bressane. Vai ao ar logo após o ‘Vale a Pena Ver de Novo’.
Comunicação Globo