O Planeta TV

Sob Pressão: Atualidade dos temas é destaque no lançamento da terceira temporada

Julio Andrade e Marjorie Estiano são os protagonistas.

por Redação, em 18/04/2019

Foto: Globo / João Miguel Junior

Cenário diferente, novos nomes no elenco e na equipe de direção. Essas e outras novidades da trama e de bastidores da terceira temporada de ‘Sob Pressão’, que tem estreia prevista para o dia 2 de maio, foram apresentadas no evento de lançamento, realizado nesta quarta-feira, dia 17, nos Estúdios da Globo, com a presença de parte do elenco, da equipe de produção e de jornalistas. Dando as boas-vindas, o diretor artístico Andrucha Waddington e o autor Lucas Paraizo abriram o encontro, chamando a exibição de um vídeo com entrevistas do elenco e cenas exclusivas da nova leva de episódios, gravada no segundo semestre do ano passado. Além disso, o capítulo de estreia foi exibido em primeira mão, com cenas que mostram a situação da saúde no Rio de Janeiro e os obstáculos dos médicos diante da greve dos caminhoneiros e a crise do abastecimento. “Essa é uma temporada muito dinâmica e atual. Ao longo desses três anos, desenvolvemos ferramentas para fazer uma temporada contundente sobre a saúde no Brasil, tentando dar novas perspectivas, sem maniqueísmos. É um projeto que foi conceituado pra discutir e pensar a questão da saúde pública junto do entretenimento, pois é preciso sempre lembrar que a saúde, assim como a educação, é prioridade”, pontuou Lucas. “As questões do país são tratadas na série desde a primeira temporada. Falando de saúde pública, falamos do país como um todo, do micro ao macro”, complementou Andrucha.

Após a exibição, um bate-papo com a plateia promoveu o debate sobre os temas sociais apresentados na série, além dos casos médicos atuais, que aproximam ainda mais a trama da realidade brasileira. “Essa série me fez ressignificar a minha profissão”, declarou Marjorie Estiano. “É um trabalho muito importante pra mim. O que nutria a gente era a motivação do que estávamos falando e o propósito do projeto. É daí que vem a energia de todo mundo. Tocamos em temas que são reincidentes na nossa sociedade, problemas que se repetem e não são solucionados, por isso é sempre tão atual”, completou a atriz, que dá vida à médica Carolina. 

‘Sob Pressão’ conquistou o público logo na primeira temporada, e essa popularidade é resultado de um trabalho minucioso e extremamente afinado entre autores e direção, que, nesta temporada, ganhou reforços. Quando não estava na pele do doutor Evandro, Julio Andrade esteve por trás das câmeras. “Julinho nasceu pra isso. Como ator, ele é totalmente intuitivo. Como diretor, é estudioso, anota tudo no caderninho”, brincou Andrucha. “Dirigir sempre foi um desejo meu. Tenho essa coisa de ser ‘metido’ no set, de opinar. Foi uma experiência maravilhosa, mas de muita pressão também. O Andrucha é extremamente generoso, atento a tudo que está acontecendo, e me apoiou demais” conta. 

Foto: Globo/Raquel Cunha

O evento contou ainda com a presença de Jorge Furtado, que assinou a redação-final da série na primeira temporada e supervisionou o texto na segunda. “Essa série é um trabalho muito coletivo e de utilidade pública, pois mostra para a população onde a crise e os problemas terminam. O resultado das três temporadas é incrível e me dá muito orgulho de ter feito parte”, contou. Marcio Maranhão, médico consultor da série e autor do livro “Sob Pressão – A rotina de guerra de um médico brasileiro”, também esteve presente e destacou a importância do projeto. “Acho que ‘Sob Pressão’ cumpre a função de entreter, mas também contribui muito para esse panorama de perceber como a saúde pública é um pilar fundamental e estruturante na nossa sociedade”, opinou o médico. 

Com direção artística de Andrucha Waddington e direção de Mini Kerti, Rebeca Diniz, Pedro Waddington e Julio Andrade, ‘Sob Pressão’ é uma coprodução da Globo com a Conspiração Filmes. A terceira temporada é escrita por Lucas Paraizo com Marcio Alemão, André Sirângelo, Claudia Jouvin, Flavio Araújo e Pedro Riguetti. A série estreia dia 2 de maio e vai ao ar às quintas-feiras, logo após ‘O Sétimo Guardião’.


Deixe o seu comentário