O Planeta TV

"Será uma história mais emotiva", diz autor de Segundo Sol

João Emanuel Carneiro admite que falhou em A Regra do Jogo.

por Redação, em 22/03/2018

João Emanuel Carneiro (Foto: Globo/Tata Barreto)

Em entrevista ao jornal O Globo, João Emanuel Carneiro contou que, quando pequeno, era fascinado por bruxas e torcia pelos bandidos das histórias. O profissional, como se sabe, é o responsável por vilãs incríveis, como Carminha, de Avenida Brasil, e Flora, de A Favorita. O roteirista explicou que suas tramas sempre partem dos personagens malvados.

Em Segundo Sol, a novela que ele está escrevendo para o horário das 21h e que estreia em maio, Laureta (Adriana Esteves) e Karola (Deborah Secco) serão as antagonistas que vão encrencar a vida dos protagonistas Beto Falcão (Emílio Dantas) e Luzia (Giovanna Antonelli).

“Essas vilãs terão uma relação ambígua. Podem ser mãe e filha, irmãs, isso não ficará claro. Será uma relação de dependência”, adianta o autor, que prefere não cravar a informação de que as duas personagens seriam amantes. “Pode ser tudo”, desconversa.

Ambientada na Bahia, Segundo Sol trata da segunda chance na vida das pessoas. A história começa em 1999, quando o cantor de axé Beto Falcão está em decadência na carreira. Dado como morto num acidente aéreo, o músico testemunha a comoção nacional gerada pela notícia. Certos de que poderão lucrar com o engano, seu irmão, Remy (Vladimir Brichta), e sua namorada, Karola, convencem Beto a sustentar a farsa de que morreu. Ele se esconde numa ilha e se apaixona por Luzia, que desconhece sua verdadeira identidade. É aí que Karola entra mais uma vez em ação e, com a ajuda de Laureta, separa os dois. Após os nove primeiros capítulos, a trama avançará 18 anos e mostrará as consequências desses acontecimentos nos dias atuais.

“Será uma história mais emotiva. O drama familiar será maior do que em qualquer outra novela minha. Parti de dois vértices. O da Luzia, que perde os filhos e lutará para recuperar a família despedaçada. O outro lado será a história de alguém que fica famoso com a morte. Beto se faz de morto e a família lucra com isso. Anos depois, ele estará acomodado nessa mentira, casado com Karola. Mas vai entrar em crise de consciência quando reencontrar a Luzia”, adianta JEC sobre o enredo de Segundo Sol. 

O autor admitiu que A Regra do Jogo, seu último trabalho, não alcançou o sucesso esperado: "Foi bem de audiência, mas não o que era esperado. Era uma novela ambiciosa artisticamente e tinha uma história muito masculina e atípica. Dialogava com a linguagem dos seriados. Tinha facção criminosa, diziam que os temas eram pesados e parecia uma continuação do Jornal Nacional."

JEC também falou sobre a importância de vilãs nas suas novelas: “O vilão é o coautor das minhas novelas, me ajuda a contar a história. Agora é como se fosse um ser com duas cabeças. Laureta e Karola se complementam. Elas têm um lado de palhaças, por mais que a Laureta seja terrível. É uma pessoa com um sorriso no rosto e um amargor que você não enxerga de cara. Ela é promoter, tem essa coisa da máscara social”, resume.

Segundo Sol, a substituta de O Outro Lado do Paraíso, com direção artística de Dennis Carvalho, tem estreia prevista para o dia 14 de maio.


Deixe o seu comentário