Cissa Guimarães apresenta a atração de segunda a sexta-feira na telinha do canal público.
O programa Sem Censura, da TV Brasil, conquistou o Prêmio APCA 2024, organizado pela Associação Paulista de Críticos de Arte, na categoria de Melhor Programa de Televisão. Apresentada por Cissa Guimarães, a produção destacou-se entre os indicados e ganhou o reconhecimento de um dos mais tradicionais e respeitados prêmios culturais do país.
Cissa Guimarães se emociona ao comentar a conquista. "Esse prêmio é muito importante para nós da TV Brasil porque ele reconhece a qualidade do trabalho que a gente vem fazendo aqui no nosso Sem Censura e mostra para a sociedade brasileira que a TV pública pode ser relevante, divertida, informativa e pode até viralizar nas redes. A gente está muito feliz", declara.
A apresentadora ainda agradece à equipe, aos críticos que elegeram o programa e ao público que assiste ao Sem Censura na telinha e acompanha a produção no app TV Brasil Play e nas redes sociais. "Nossa equipe inteira trabalha arduamente para levar isso para vocês. Obrigado aos críticos da APCA que votaram e obrigado a vocês que prestigiam o nosso programa todo dia. Muito obrigado. Estou muito feliz, muito grata e muito honrada", completa Cissa Guimarães.
Temporada comemorativa em Salvador
Para celebrar os 40 anos de estreia do tradicional bate-papo vespertino, que entrou no ar pela primeira vez em 1985, na programação da antiga TV Educativa do Rio de Janeiro, o Sem Censura está com uma temporada de verão na Bahia.
Entre os dias 20 e 31 de janeiro, a atração é transmitida ao vivo, de segunda a sexta, a partir das 16h, com duas horas de duração. O Sem Censura ganha plateia pela primeira vez em sua trajetória de quatro décadas, com dez edições direto do Cineteatro 2 de Julho, em Salvador, em parceria com a TVE Bahia.
Astros do axé music, que também festeja quatro décadas em 2025, como Ivete Sangalo, Carlinhos Brown e Daniela Mercury, são alguns dos convidados. A apresentadora Cissa Guimarães ainda entrevista ícones do gênero como Armandinho Macedo, Gerônimo Santana e Vovô do Ilê. A produção da TV Brasil também recebe os grupos É o Tchan, Timbalada, Olodum e a banda Mel.
Demais premiados na telinha
O Sem Censura concorreu à láurea na categoria Melhor Programa de Televisão do Prêmio APCA com as atrações Companhia Certa (RedeTV!), Lady Night (Multishow), Projeto Falas (Globo) e Que História É Essa, Porchat? (GNT).
Os outros premiados desta edição entre os conteúdos televisivos foram: Pedaço de Mim (Netflix), entre as novelas; Chay Suede (Mania de Você/TV Globo), como ator; Andrea Beltrão (No Rancho Fundo/TV Globo), como atriz; Senna (Netflix), entre as séries; e Kubrusly: Mistério Sempre Há de Pintar Por Aí (Globoplay), na categoria documentários. Fausto Silva, o Faustão, foi homenageado com o Prêmio Especial da Crítica.
Votaram para escolher os melhores de 2024 na área de Televisão os jornalistas e críticos Cristina Padiglione, Edianez Parente, Fábio Costa, Fabio Maksymczuk, José Armando Vannucci, Leão Lobo, Neuber Fischer, Paulo Gustavo Pereira, Tellé Cardim e Vitor Moreno.
Programa Arte do Artista, de Aderbal Freire-Filho, foi indicado em 2012
Desde 1956, a Associação Paulista de Críticos de Arte reconhece, por meio de premiação, a excelência profissional em áreas como arquitetura, artes visuais, dança, literatura, moda, música erudita, música popular, rádio, teatro, teatro infantil e televisão.
A área de televisão passou a integrar o Prêmio APCA em 1972. Esse é um dos troféus mais importantes e tradicionais do país. Em 2012, a TV Brasil foi indicada entre os finalistas com o programa Arte do Artista, produção apresentada e dirigida pelo saudoso dramaturgo Aderbal Freire-Filho.