O Planeta TV

Saiba o valor de uma inserção comercial no Especial Roberto Carlos na Globo

Com um público majotariamente feminino, Especial de Roberto Carlos é alvo de marcas de moda e beleza.

por Micael Constantino, em 05/12/2022

 Saiba o valor de uma inserção comercial no Especial Roberto Carlos na Globo

Ainda que nos últimos anos venha apresentando sucessivos recordes negativos de audiência para a Globo, o Especial Roberto Carlos continua tendo um ótimo retorno financeiro a emissora dos Marinho. Uma tradição tão certa quanto o Natal e o Ano-Novo no calendário de fim de ano no Brasil, a Globo já disponibilizou o plano comercial do programa para o mercado publicitário, em que uma cota de 30 segundos custa cerca de R$ 420,4 mil. O mesmo tempo na final do BBB22 teve um custo de R$ 650 mil, segundo informações do Notícias da TV, do UOL.

O valor elevado deve-se à credibilidade que o cantor possui e pelo Especial está no ar há 40 anos. Com o público de maioria composto por mulheres-- o público feminino é de 62% da audiência da atração-- por isso o programa é bastante procurado por marcas de moda e beleza. Outro ponto a favor do Especial é fato de, normalmente, reunir toda a família em frente à TV.

De acordo com documentos ao qual o Notícias da TV teve acesso, 72% dos brasileiros afirmam que assistem a mais especiais no Natal, período em que as pessoas estão sensíveis a compras. O programa comandado por Roberto Carlos terá uma duração de 70 minutos, com quatro intervalos comerciais. A Globo espera vender, no mínimo, três cotas de patrocínio no valor de R$ 420,4 mil. O custo da produção de anúncio é por conta do anunciante.

Neste ano, o especial convidará alguns influenciadores para o show. Depois das apresentações de Roberto Carlos, o programa exibirá as personalidades da Internet conversando sobre o conteúdo e compartilhando o que assistiram.

O aquecimento para o atração começará a partir de 9 de dezembro, com reportagens dentro dos programas da Globo. O destaque do ano é Marcos Mion, que é descrito no plano comercial como "um apresentador que há muito tempo é aguardado pelo público".

Uma ação de merchandising divulgando o Especial está programada para aquecer o público de forma divertida. " "Em uma ação de conteúdo do programa, teremos Mion divulgando o show e incentivando o público a assistir", informa o documento entregue ao mercado publicitário.

Em 2021, no primeiro show inédito do Rei para a TV desde 2018 -- nos dois anos anteriores, a Globo recorreu a reprises-- o programa marcou 18,1 pontos de audiência,  o segundo pior ibope da história da atração que é exibida desde 1974.

A apresentação está marcada para começar logo após Travessia, no entanto, a trama de Gloria Perez não anda apresentando índices expressivos de audiência para mudar essa sequência de recordes negativos, pois tradicionalmente, o Especial Roberto Carlos depende do desempenho da trama que o antecede para ter bons índices. 


Deixe o seu comentário