O Planeta TV

Saiba mais sobre o tema de abertura de Tempo de Amar

Na voz de Salvador Sobral, canção já conquistou quase 20 países.

por Sergio Gustavo, em 25/09/2017

Chamada de Tempo de Amar. Foto: Globo

Além do texto de Alcides Nogueira, da direção de Jayme Monjardim e do elenco, com estrelas como Regina Duarte e Tony Ramos, Tempo de Amar promete cativar o público com sua trilha sonora, especialmente pelo tema escolhido para a abertura, “Amar pelos Dois”.

A delicada canção, interpretada por Salvador Sobral, deu a Portugal sua primeira vitória no Eurovisão, festival promovido pela European Broadcasting Union desde 1956. Composta pela irmã do cantor, Luísa Sobral, a música venceu a edição 2017, realizada em maio, com a maior pontuação da história do festival continental: 758 pontos; obteve votação máxima (doze pontos) dos jurados de dezoito países e dos telespectadores de doze países.

No dia seguinte à vitória, Amar pelos Dois já era a música mais escutada no site Last.fm. Em poucos dias, chegou ao topo da tabela Global Viral Top 50, do Spotify, e tornou-se a mais baixada no iTunes de Portugal, Holanda, Finlândia, Grécia, Lituânia, Noruega, Suíça, Polônia, Espanha e Suécia. Na semana seguinte à final do Eurovisão, a canção já liderava o top Viral do Spotify em Luxemburgo, Holanda, Reino Unido, Suíça, Áustria, Dinamarca, Noruega,  Hungria, Espanha Islândia e Portugal.

Amar pelos Dois tornou-se, portanto, a música portuguesa mais ouvida no Spotify desde o lançamento da plataforma, em 2008.

Sucesso com limitações

De volta a Portugal, Salvador e Luísa foram recebidos por uma multidão no aeroporto de Lisboa. Com status de estrela internacional, o cantor viu seu primeiro disco, lançado em 2016, parar no topo da lista dos mais vendidos em seu país.

Convidado para inúmeros concertos e programas de televisão ao redor do mundo, Salvador só pode aceitar os que seriam realizados em Portugal. A razão? O jovem de 27 anos sofre de Insuficiência Cardíaca e aguarda um transplante de coração. Até mesmo sua presença em Kiev, na Ucrânia, onde foi realizado o Eurovisão deste ano, era incerta, devido ao risco do órgão compatível surgir e Salvador não chegar a tempo de recebê-lo ainda sadio.

Foto: Reprodução/Youtube

Salvador e o Brasil

A ligação de Salvador com o Brasil é anterior à escolha de sua canção para embalar a próxima novela das seis da Globo. Embora ainda não tenha visitado o país, ele interpreta canções de compositores brasileiros, como Milton Nascimento e Dorival Caymmi.

Após a vitória de “Amar pelos Dois” no festival da Canção de Portugal, Caetano Veloso manifestou em uma rede social sua torcida pela canção no Eurovisão. “Caetano fez um vídeo a dizer que queria que eu ganhasse a Eurovision. Esse vídeo vale mil vezes mais do que essa coisa (a vitória no festival)”, declarou o cantor, na época. Após apresentar-se em Caiscais, o irmão de Maria Bethânia aproveitou para conhecer o jovem ídolo.

Pausa necessária

Com a demora em conseguir um coração compatível, Salvador precisou interromper temporariamente a carreira e “entregar o corpo à ciência”, conforme disse o próprio no vídeo em que comunicou que faria um concerto de despedida. Em 6 de setembro, milhares de pessoas, com bexigas brancas em formato de coração nas mãos, lotaram os jardins do Casino Estoril, em Cascais, para a apresentação gratuita. No esperado momento de cantar “Amar pelos Dois”, o cantor não segurou a emoção e foi abraçado pela irmã, diante dos aplausos de uma platéia também emocionada.

Atualmente internado em um hospital de Lisboa, Salvador já está em primeiro lugar na lista de espera por um coração. Segundo esclarece o jornal português Correio da Manhã, o cantor não ocupa o topo por sua fama, e sim em razão da legislação portuguesa, que privilegia os casos de alta gravidade que se arrastam por um longo período.

A partir de amanhã (26), com a estreia de Tempo de Amar, milhões de brasileiros estarão simbolicamente conectados a Salvador, aumentando a multidão que torce por sua rápida e plena recuperação.


Deixe o seu comentário