A decisão final sobre um possível retorno do horário de verão será tomada em até 10 dias pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O possível retorno do horário de verão no Brasil, que está em análise pelo governo federal, gera expectativas em diversos setores, inclusive na TV Globo. A emissora está preocupada com o impacto dessa mudança em sua audiência, especialmente no que diz respeito ao lançamento de novas produções, como a novela das seis "Garota do Momento", prevista para estrear em novembro. Historicamente, tramas que estrearam durante o horário de verão enfrentaram dificuldades para alcançar bons índices de audiência.
Além disso, a Globo já enfrenta desafios com "Mania de Você", novela das 21h, que tem registrado uma média de 22 pontos em São Paulo e até menos de 15 pontos em algumas regiões do Norte. Isso intensifica o receio da emissora, que teme que o adiantamento de uma hora no horário de Brasília afete ainda mais o desempenho de suas produções.
A Globo também se preocupa com a programação nas regiões Norte e Nordeste, que tradicionalmente não aderem ao horário de verão. Nessas áreas, a programação era exibida com atraso em relação ao resto do país, uma prática conhecida como "rede fuso". A emissora considera que a volta desse esquema pode prejudicar ainda mais a audiência, especialmente de programas gravados e novelas, apesar de o Jornal Nacional e transmissões esportivas continuarem ao vivo.
O horário foi suspenso em 2019 durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na época, o então chefe do Executivo disse que a mudança foi tomada com base em estudos que analisaram a economia de energia do período e como o relógio biológico da população é afetado.
De acordo com o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a decisão final sobre um possível retorno do horário de verão será tomada em até 10 dias pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Tradicionalmente, o horário de verão começa no primeiro domingo de novembro, a partir das 00h, seguindo a recomendação do Decreto nº 6.558.