Pesquisas apontam uma possível derrota do jornalista nas eleições para a Prefeitura de São Paulo.
Com uma possível derrota nas eleições para a Prefeitura de São Paulo, Datena poderá retornar ao "Brasil Urgente", da Band. No entanto, o jornalista enfrenta um dilema nos bastidores da emissora. Há quem acredite que seu envolvimento na política possa comprometer a credibilidade jornalística do Grupo Bandeirantes, gerando um impasse sobre seu futuro.
Há especulações de que, caso retorne, Datena não reassuma o comando do jornalístico do fim de tarde, mas que possa ser direcionado a outros departamentos, como o esporte. Mesmo assim, seu retorno à tela da Band só ocorreria em 2025, como uma forma de "descanso de imagem".
Outro desafio será o novo acordo salarial. A Band deve propor uma forte redução salarial, já que a emissora enfrenta dificuldades com a queda de anunciantes na TV aberta. O afastamento de Datena já impactou a audiência do "Brasil Urgente", que registrou uma queda de aproximadamente 20%, estabilizando-se em 3 pontos na Grande São Paulo e sendo superado pelo SBT, que vinha tentando emplacar o programa "Tá na Hora".
Atualmente, o “Brasil Urgente” está sendo provisoriamente apresentado por Joel Datena e vai ao ar de segunda a sábado, na faixa das 16h.