O remake da novela tem estreia prevista para o final do mês de março.
Na nova versão de “Pantanal” da TV Globo, caberá a Renato Góes a missão de interpretar José Leôncio na primeira fase da novela. Nesta primeira parte da história, também teremos Irandhir Santos como o velho Joventino, pai de Zé, e a estreante Letícia Salles como a Filó.
José Leôncio foi criado no lombo do cavalo de seu pai, Joventino, cortando em comitiva os interiores deste país. Conhece a vida e é talhado para ela em meio à peonada, simples e bronca, apartado de uma figura feminina desde a morte muito precoce da mãe. O que a vida furta a ele em carinhos, o pai, Joventino compensa em valores. Após o desaparecimento de Joventino, José Leôncio carrega essa dor em ferida aberta a vida inteira. Quando Filó surge grávida de Tadeu (Lucas Oliveira dos Santos) na fazenda de José Leôncio, onde passa a viver e trabalhar como empregada, ela se torna a alma e o coração daquela casa.
Filó é uma mulher religiosa, apegada à sua fé. Após ser expulsa de casa pela mãe aos 12 anos, encontra abrigo em uma currutela, local onde conhece José Leôncio meses antes de procurar por ele na fazenda. Recebe dele emprego, carinho, abrigo e, acima de tudo, proteção. Vira fera para proteger seu Zé contra tudo e contra todos, disposta a trair até mesmo os seus sentimentos pelo bem do patrão.
De Bruno Luperi e direção artística de Rogério Gomes, a primeira fase de "Pantanal" terá cerca de 19 capítulos. Três semanas no ar.