O Planeta TV

Record promove dança das cadeiras no comando da diretoria de jornalismo em suas filiadas

Record muda tudo e faz rodízio de diretores que comandam o jornalismo de suas filiadas em todo o Brasil.

por Micael Constantino, em 28/11/2022

Record promove dança das cadeiras no comando da diretoria de jornalismo em suas filiadas

A Record fez uma verdadeira dança das cadeiras nos responsáveis por comandar filiadas da emissora pelo Brasil. A emissora de Edir Macedo promoveu Fábio Tucilho, que comandava a Record TV Itapoan, de Salvador -- maior audiência que a Record possui em todos o Brasil. Fábio deixa a Bahia após nove anos e passa a ser o responsável pela emissora no Rio de Janeiro. O cargo é considerado de enorme prestígio.

De acordo com informações do Notícias da TV, do UOL, o substituto de Fábio Tucilho será o executivo Carlos Alves, que já ocupou o mesmo cargo entre 2012 e 2013. No Rio, Fabiano Freitas deixa o comando e irá assumir o cargo de diretor-executivo em Goiânia, cidade com bom ibope para a Record.

Os nove anos que Fábio Tucilho passou na filial da Bahia foi um caso atípico na Record. A cada três anos, a emissora costuma promover um rodízio de nomes ligados à Igreja Universal do Reino de Deus que supervisionam os trabalhos, organizam investimentos e ajudam no relacionamento local com políticos, anunciantes e nomes importantes do mercado publicitário.

A boa adaptação de Tucilho na Bahia foi um dos grandes motivos ao qual permaneceu por quase 10 anos na mesma filiada. O executivo possuía bastante proximidade com o governador Rui Costa, do PT, com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). O trânsito livre de Fábio com políticos locais foi determinante para que quebrasse a regra.

Porém, o principal fator de sua longevidade no comando do jornalismo na capital baiana foi o crescimento de audiência da emissora nessa praça. Fábio Tucilho promoveu uma verdadeira revolução na filiada, que se transformou em uma pedra no sapato da Globo na Bahia, que precisou agir rapidamente. Em 2014, o diretor conseguiu R$ 20 milhões para digitalização e modernização dos cenários da rede.

Ele foi responsável por tirar do ar o popularesco Se Liga Bocão (2006-2014) e colocou José Eduardo Bocão como apresentador do Balanço Geral, investindo em algo popular sem cenas chocantes. A estratégia deu certo, e a Record chegou a vencer a Globo durante todo o dia.

Em um contra-ataque, a TV Bahia, a afiliada da Globo, contratou Jéssica Senra, que era fenômeno nas manhãs da Record e bastante elogiada pelo seu então jornal, o Bahia no Ar. Na apresentação do Bahia Meio Dia, a jornalista conseguiu fazer com que o telejornal local se tornasse competitivo novamente, e a Globo voltou a vencer a concorrência. Jéssica Senra participou do rodízio de jornalistas das afiliadas da Globo que apresentaram o Jornal Nacional aos sábados entre 2019 e 2020.


Deixe o seu comentário