O Planeta TV

Próxima novela de Aguinaldo Silva vai se passar em Minas Gerais

"Novela é um produto datado", diz o autor, que defende o conservadorismo no gênero.

por Sergio Gustavo, em 02/02/2016

Com mais um prêmio na prateleira, dessa vez um Emmy por Império, Aguinaldo Silva já trabalha no seu retorno à televisão, novamente no horário das nove. Aliás, Aguinaldo se orgulha de ser o único autor da Globo que só escreveu novelas para o horário nobre, fora séries e minisséries. E é nas séries que ele enxerga a possibilidade de renovação. “O mercado de séries é muito amplo. Não é nem o futuro mais. É o mercado do presente. Novela é um produto datado. Não é que esteja se desvalorizando, mas a novela já atingiu um ponto que, a partir de agora, se torna repetitiva. É difícil fazer algo original. Seriados são mais elaborados, mais curtos”, disse Aguinaldo, que defende o conservadorismo no gênero que mais mobiliza a atenção dos brasileiros há décadas.

Aguinaldo, como é de praxe, não revela muito sobre a novela que prepara a partir de um primeiro capítulo desenvolvido na mais recente Master Class que liderou, em novembro. “Tem o título provisório, mas não posso dizer o nome. Se passa na cidade do interior do Sul de Minas. É uma história que foi produzida em equipe, assim como Fina Estampa (2011/2012). E essa é a história em que estou trabalhando”, disse o autor ao jornal Diário de Pernambuco. Agora, a sua Casa de Artes está sendo usada para o desenvolvimento de séries. “Se interessar para a Globo, posso assinar com meus roteiristas. Caso ela venda para outro canal, meu nome não pode constar porque tenho contrato de exclusividade com a emissora”, esclareceu Aguinaldo, que não descartou o oferecimento de projetos para a Netflix.

Apesar de defender uma visão menos revolucionárias para as novelas, Aguinaldo ressalta que a linguagem dos seriados é de grande valia às suas obras: “Eles influenciam na utilização de ganchos, na forma mais elaborada de contar história sem deixar de ser popular. Eu aprendi muito com eles. Aprendi a fazer, do ponto de vista de linguagem, uma novela mais moderna, menos esquemática. Em Império, por exemplo, o protagonista morre. E isso é um tabu. Eu aprendi com os seriados que podia fazer isso”.

Sobre Doctor Pri, seriado que foi engavetado em 2014, Aguinaldo revelou que não pretende realizá-lo para exibição na Globo. “É um projeto que só me interessaria fazer na TV a cabo. E a TV a cabo para mim só pode ser Viva, GNT ou canais da Globo. Minha ideia é conseguir autorização. Porque acho que a Globo está com bastante seriado com o que se preocupar. Como não foi produzida na época, teria que atropelar vários outros para de novo entrar na linha de produção”, disse o autor.


Deixe o seu comentário