O Planeta TV

Prato Feito Brasil: Rita Lobo visita o Pará pela primeira vez para conhecer o pê-efe dos paraenses

Saiba como será o segundo episódio da série documental da Globo.

por Redação, em 29/11/2023

Foto: TV Globo/Ana Mendes

No episódio de "Prato Feito Brasil" dessa sexta-feira (01), Rita Lobo visita o Pará pela primeira vez para conhecer o pê-efe dos paraenses. A viagem começa pelo famoso Ver-o-Peso, em Belém, um dos mercados públicos mais antigos do Brasil. A apresentadora percorre as barracas, conversa com os comerciantes, conhece temperos, variados tipos de carnes e o pê-efe que mais se consome no local: arroz, feijão, peixe frito, açaí e farinha. Por conta da proximidade com os rios, o Pará é o segundo estado em que mais se come peixe no país e só no Ver-o-Peso é possível encontrar mais de 40 tipos de pescados. "A geografia do lugar define o que as pessoas irão comer, mas a estrutura do pê-efe é a mesma em todo o Brasil", constata Rita, que, através de depoimentos de especialistas em nutrição e saúde, mostra que o arroz com feijão pode substituir as carnes para quem não come, pois juntos eles equivalem a uma proteína de alta qualidade. 

No Ver-o-Peso, Rita encontra a chef de cozinha Danielle Serrão, que a apresenta todos os alimentos que não podem faltar no prato feito dos paraenses. Durante a caminhada e bate-papo pelo mercado, Rita descobre que uma pessoa que trabalha com Danielle faz um feijão realmente especial e decide conhecê-la. Com Dilcilene, Rita prepara o famoso feijão adubado – que leva legumes entre os ingredientes – e quer ir mais fundo na história da receita de família. Ela parte para a casa da tia de Dilcilene, Dona Dionéia, que fica em Acará, uma comunidade próxima de Belém. Junto dessa família – a tia, irmãos, filhos e primos – ela se comove com as memórias afetivas que todos guardam da matriarca já falecida, a autora das receitas que passam de pais para filhos.

Para garantir o prato feito na mesa todos os dias, a família pesca o próprio peixe e Rita decide acompanhar Clayton, irmão de Dilcilene, na tarefa. No caminho para o igarapé, a apresentadora se impressiona com o conhecimento que ele tem das plantas da floresta. "Ele me deu uma aula, tem o conhecimento que pessoas estudam muito para obter", elogia Rita. De volta à casa com um tambaqui e alguns temperos da floresta, é hora do preparo do prato feito – peixe, feijão adubado, arroz e salada – e mais muita conversa e histórias emocionantes em volta da mesa.

"Prato Feito Brasil" é exibido às sextas, após o "Globo Repórter". No GNT, vai ao ar aos sábados, às 20h. A série documental em quatro episódios tem direção de Patrícia Carvalho, produção de Natália Daumas, roteiro de Luciana Tezoto e direção de gênero de Mariano Boni.


Deixe o seu comentário