O Planeta TV

Pioneira da TV, morre aos 94 anos, a atriz Lolita Rodrigues

A atriz foi acometida por uma pneumonia.

por Redação, em 05/11/2023

Fotos: Divulgação/Instagram

A atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues, que foi uma das pioneiras da TV no Brasil, morreu na madrugada deste domingo (5) em João Pessoa, cidade em que desde 2015 morava em companhia da filha. Lolita tinha 94 anos, estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e não resistiu a uma pneumonia. A morte foi confirmada pela filha, Sílvia Rodrigues Leite, ao G1.

Natural de Santos, em São Paulo, Lolita é patrimônio cultural da tevê brasileira: ela esteve presente na inauguração da TV Tupi, começo do sistema televisivo no Brasil, em setembro de 1950. Na ocasião, interpretou o Hino da Televisão Brasileira.

Em 1963, Lolita fez história outra vez e foi parte do primeiro elenco de uma novela diária da história da tevê, a 2-5499 Ocupado. Na produção, ela contracenava com Glória Menezes e Tarcísio Meira.

Além da Tupi, Lolita trabalhou nas tevês Excelsior, Manchete, Record, Globo e SBT. Foram mais de 30 novelas e diversos programas de televisão que contaram com a atuação e as expressões fortes de Lolita, além da facilidade em fazer humor.  Ela era amiga de Nair Belo e Hebe Camargo — as três eram consideradas um trio inseparável dentro e fora das telinhas.

Filha de espanhóis, Lolita teve a carreira permeada por personagens que falavam com sotaque castelhano. Em “Sassaricando” (1987), ela interpretou a espanhola Aldonza, mãe de Tancinha (Claudia Raia). Voltou a interpretar uma espanhola em “Terra Nostra” (1999), mais uma vez sendo mãe de Claudia Raia na ficção. Em seu último trabalho na TV, a artista interpretou Noêmia, avó de Luciana (Alinne Moraes), na novela Viver a Vida (2009).


Deixe o seu comentário