Ele comenta sobre o clima pesado e tenso da trama e afirma que o fracasso é um reflexo de problemas em sua construção narrativa.
Pedro Vasconcelos, ex-diretor de grandes sucessos da Globo, como "A Força do Querer" e "Além do Tempo", fez duras críticas à novela "Mania de Você", de João Emanuel Carneiro, atualmente no ar no horário nobre da emissora. Usando o Instagram, Vasconcelos comentou sobre o clima pesado e tenso da trama, que, segundo ele, falta de alegria e leveza, tornando-se uma narrativa densa e obscura.
"O clima pesado, tenso, os personagens soturnos e obscuros! Nem um respiro de alegria, nem uma fresta de luz! Tudo na novela é tenso, denso e pesado! Em nossas vidas, viver em ambientes pesados, cercados de pessoas obscuras e tensas também geram dificuldades de mudanças e livramento de condições", analisou Pedro Vasconcelos.
Ele destacou que "Mania de Você" parece mais uma série do que uma novela tradicional, criticando a suposta falta de identidade com o gênero e a tendência de se distanciar das características clássicas das telenovelas.
"A última coisa que Mania de Você parece ser é uma novela. Falta de identidade e de amor ao gênero! Vergonha de fazer novela? De ser novela? Com todos os méritos e falhas, independentemente do que achem ou deixem de achar, novela é novela, série é série e filme é filme!", pontuou o ex-diretor da Globo.
Sincero, Pedro ainda apontou que acredita na possibilidade da novela ser o maior fracasso da história do horário das 21h:
"Mania de Você, a nova novela da Globo, tem tudo para ser o maior fracasso da história… Quando a novela estreou, com a pior audiência de todos os tempos, eu fiquei curioso. (…) Existem duas razões cruciais para esse fracasso iminente, e ambas podem estar afetando a sua própria trajetória. Uma lição profunda e importante que pode mudar a maneira como você enxerga suas batalhas diárias", pontuou ele.
Desde 2022, Pedro Vasconcelos, ex-ator e diretor da TV Globo, tem se dedicado ao ramo dos cursos motivacionais, com o objetivo de ajudar pessoas, especialmente ex-colegas demitidos da emissora, a se libertarem de um passado de glórias. Em uma entrevista recente à Revista Veja, Vasconcelos expôs suas opiniões sobre diversos temas relevantes, incluindo a crise na TV aberta, a inclusão na dramaturgia e a posição política da Globo.
"Mania de Você" tem enfrentado dificuldades na audiência, com índices que, em alguns dias, empatam tecnicamente com produções exibidas em outros horários, como "No Rancho Fundo". O folhetim ostenta, até o momento, uma média geral de apenas 22 pontos. A antecessora, "Renascer", saiu de cena acumulando 25,53 pontos.
Em resumo, na opinião de Vasconcelos, a crise de audiência de "Mania de Você" é reflexo de problemas em sua construção narrativa.