
Pedro Vasconcelos, ex-diretor de grandes sucessos da Globo, como "A Força do Querer" e "Além do Tempo", fez duras críticas à novela "Mania de Você", de João Emanuel Carneiro, atualmente no ar no horário nobre da emissora. Usando o Instagram, Vasconcelos comentou sobre o clima pesado e tenso da trama, que, segundo ele, falta de alegria e leveza, tornando-se uma narrativa densa e obscura.
"O clima pesado, tenso, os personagens soturnos e obscuros! Nem um respiro de alegria, nem uma fresta de luz! Tudo na novela é tenso, denso e pesado! Em nossas vidas, viver em ambientes pesados, cercados de pessoas obscuras e tensas também geram dificuldades de mudanças e livramento de condições", analisou Pedro Vasconcelos.
Ele destacou que "Mania de Você" parece mais uma série do que uma novela tradicional, criticando a suposta falta de identidade com o gênero e a tendência de se distanciar das características clássicas das telenovelas.
"A última coisa que Mania de Você parece ser é uma novela. Falta de identidade e de amor ao gênero! Vergonha de fazer novela? De ser novela? Com todos os méritos e falhas, independentemente do que achem ou deixem de achar, novela é novela, série é série e filme é filme!", pontuou o ex-diretor da Globo.
Sincero, Pedro ainda apontou que acredita na possibilidade da novela ser o maior fracasso da história do horário das 21h:
"Mania de Você, a nova novela da Globo, tem tudo para ser o maior fracasso da história… Quando a novela estreou, com a pior audiência de todos os tempos, eu fiquei curioso. (…) Existem duas razões cruciais para esse fracasso iminente, e ambas podem estar afetando a sua própria trajetória. Uma lição profunda e importante que pode mudar a maneira como você enxerga suas batalhas diárias", pontuou ele.
Desde 2022, Pedro Vasconcelos, ex-ator e diretor da TV Globo, tem se dedicado ao ramo dos cursos motivacionais, com o objetivo de ajudar pessoas, especialmente ex-colegas demitidos da emissora, a se libertarem de um passado de glórias. Em uma entrevista recente à Revista Veja, Vasconcelos expôs suas opiniões sobre diversos temas relevantes, incluindo a crise na TV aberta, a inclusão na dramaturgia e a posição política da Globo.
"Mania de Você" tem enfrentado dificuldades na audiência, com índices que, em alguns dias, empatam tecnicamente com produções exibidas em outros horários, como "No Rancho Fundo". O folhetim ostenta, até o momento, uma média geral de apenas 22 pontos. A antecessora, "Renascer", saiu de cena acumulando 25,53 pontos.
Em resumo, na opinião de Vasconcelos, a crise de audiência de "Mania de Você" é reflexo de problemas em sua construção narrativa.
Comentários (4) Postar Comentário
Esse cara tinha que ficar no lugar do Amaury Soares. Ele manja muito do assunto e tem a pegada do Boni. A emissora tinha que considerar esse ponto pq realmente algumas decisões dentro da emissora estão notavelmente equivocadas.
Que novela ruim pesada horrível! A Globo não faz mas novela como antes.
Tava procuando grandes nomes e a novela não tem nenhum: Tony Ramos, Suzana Vieira, José Mayer, Antronio Fagundes, Liia Cabral, Renata Zorrah, Regina Duarte, Cássia Kiss, etc. Sempre Adriana Esteves agora de vilã. As novelas não têm mais elencos de encher os olhos, e isso no horário das nove é ainda mais assustador. Fora que as novelas atuais, são pesadas, com luz de penumbra, etc.
Defino-me atualmente como noveleira, mas não consigo assistir Mania de você, na minha humilde opinião a novela não tem consistência alguma, os personagens mudam de personalidade rapidamente, não se pode confiar em ninguém para se ter uma definição do papel. Quando será que a Globo vai acertar nas novelas no horário nobre? O que escapa é o cenário e a introdução no início, belíssimo, o resto só fracasso, pena que atrizes e atores tão bons, tais como Agatha Moreira e outros estejam desgastando suas imagens em uma novela ruim e confusa