O Planeta TV

Partido Alto: samba e jogo do bicho marcam novela que chega ao Globoplay

Escrita por Aguinaldo Silva e Gloria Perez, trama de 1984 conta a trajetória de diferentes personagens femininas.

por Redação, em 10/04/2023

Partido Alto: samba e jogo do bicho marcam novela que chega ao Globoplay

Partido Alto é uma das novidades de abril no catálogo da Globoplay e já está disponível a partir desta segunda, 10/04. A novela das 8, exibida em 1984, uniu dois gênios da teledramaturgia pela primeira e única vez: Aguinaldo Silva e Gloria Perez. Três protagonistas femininas estão na trama central do folhetim dirigido por Roberto Talma. E não é qualquer trio!

Elizabeth Savala vive Isadora, uma jovem sensível e dedicada aos serviços da casa e à família. O casamento com Sérgio (Herson Capri) não anda nada bem. Ele é um homem bem-sucedido, sedutor e que coloca o dinheiro sempre em primeiro lugar. Após decidir se separar, Isadora luta para recomeçar a vida, mas o ex-marido se revolta e passa a ameaçá-la de tirar a guarda do filho André, de 10 anos.

Outra Gloria, a Pires, dá vida à Celina: uma adolescente de personalidade forte. Ela não aceita o envolvimento do pai bicheiro - Célio Cruz (Raul Cortez) - com a contravenção. Célio é um homem respeitado e temido por todos no bairro do Encantado, zona norte do Rio de Janeiro. A mãe de Celina é Izildinha (Célia Helena), uma mulher submissa que sofre com a indiferença do marido. O conflito da mocinha está instaurado: ao mesmo tempo que repudia a vida do pai, sente-se na obrigação de ser fiel a ele.

Para complicar, no decorrer da trama, Isadora e Celina se envolvem com o professor Maurício (Cláudio Marzo) - ligando as histórias das personagens. Para fechar o trio de protagonistas, Betty Faria é Jussara, uma manicure apaixonada por samba e amante do bicheiro Célio Cruz. Por conta dessa relação, ela se torna destaque da escola de samba Acadêmicos do Encantado.

Grandes reviravoltas podem ser vistas ao longo dos 174 capítulos. Todos embalados pelo samba, que inspirou até mesmo o título da novela: uma referência ao partido-alto, estilo surgido no início do século 20 dentro do processo de modernização do samba urbano do Rio de Janeiro.

Um spoiler leve: no último capítulo da trama acontece o desfile da fictícia escola de samba. A gravação ocorreu na Avenida Rio Branco, centro do Rio de Janeiro, e durou 12 horas. Mais de mil integrantes de seis agremiações e um público de vinte mil pessoas participaram.

Mas para chegar nesta cena é preciso dar o play no Globoplay desde o início. No elenco estão ainda nomes como Susana Vieira, Eva Todor, Guilherme Karan, Ney Latorraca, José Mayer, Roberto Bonfim, Débora Duarte, Christiane Torloni, Kadu Moliterno e Lilian Lemmertz. E como diz a famosa canção de Dorival Caymmi, “quem não gosta de samba, bom sujeito não é”. Uma novela que traz todo esse universo, somado a grandes paixões e revelações, só pode ser garantia de sucesso.


Deixe o seu comentário