O Planeta TV

Para evitar processo, Record envia carta a ex-funcionários admitindo roubo de dados

Record assume roubo de dados em ataque hacker e manda carta a ex-funcionários para evitar processo judicial.

por Micael Constantino, em 03/12/2022

Para evitar processo, Record envia carta a ex-funcionários admitindo roubo de dados

A Record enviou cartas para ex-funcionários e pessoas cadastradas em seu banco de dados para esclarecer o ataque hacker sofrido  no mês de outubro. O objetivo foi uma precaução de alguma futura acusação e um possível processo judicial. A emissora admitiu publicamente, pela primeira vez, que teve seus dados roubados e que tem feito um monitorando na deep web para impedir um prejuízo maior.

De acordo com informações do Notícias da TV, do UOL, que teve acesso ao conteúdo da carta enviada, o documento detalha ações feitas logos após o ataque e explica que a emissora ainda sobre os efeitos da invasão feita pelos criminosos virtuais.

"Desde que o incidente foi identificado, os protocolos de segurança foram ativados e medidas para minimizar os efeitos e riscos do ocorrido vêm sendo adotadas. A Record acionou o apoio de consultoria externa especializada para para investigar as causas, extensão e consequências do incidente, e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados também foi comunicada do evento", diz um trecho. 

O órgão citado na carta que ajuda o canal de Edir Macedo é ligado ao governo federal e possui atribuições relacionadas a proteção de dados pessoas e privacidade. A principal função desse órgão é colocar em prática a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, aprovada em 2018 no Congresso Nacional, com o intuito de punir vazamentos de documentos pessoais.

A Record revela também que alguns bancos de dados de seus Recursos Humanos também foram roubados. Entre os quais, estão dados cadastrais para contato e comprovação de identidade e informações referentes à relação de prestação de serviços.

"Dentre as medidas implementadas, a Record está monitorando a deep web. A Record reafirma o seu compromisso com a adoção de rígidos padrões de segurança da informação e seguirá atuando de forma diligente contra a exposição pública de seus dados pelo infrator", conclui o documento. 

A Record forneceu um e-mail para que dúvidas fossem sanadas, caso o ex-contratado desejasse. E quem ainda não recebeu o documento, receberá em breve no endereço cadastrado.

 


Deixe o seu comentário