A música é uma das formas de arte mais consumidas e apreciadas pelo público: desde os primórdios da história até os dias atuais, apesar dos mecanismos e estilos em constante mudança, a experiência de escutar uma boa música sempre foi algo extremamente importante. Com a tecnologia, levar as músicas para dentro de casa e reproduzi-las quando desejar se tornou cada vez mais prático, barato e com maior qualidade.
Os discos de vinil, formato analógico e físico, popularizaram a reprodução doméstica de músicas e álbuns, enquanto os arquivos MP3s e os CDs mostraram ao mundo o poder da qualidade de áudio digital. Agora, as novas gerações alteram por completo seu consumo de música através da praticidade dos aplicativos de streaming, conforme dados da ExpressVPN. Mas há algo que nunca foi devidamente capturado pelo som “enraizado” de um vinil ou a reprodução quase pura de frequências de um CD digital: a sensação imersiva de escutar os instrumentos em um palco, sendo reproduzidos ao vivo, de diversas direções e intensidades. No entanto, pode ser que isso esteja mudando com a chegada de uma nova tecnologia de áudio digital. Confira.
O nome Dolby pode soar familiar - a empresa é responsável por uma série de técnicas de áudio que visam melhorar a qualidade. Originalmente destinada aos discos de vinil, com o objetivo de reduzir o ruído e distorção no áudio, a empresa adaptou suas tecnologias para ambientes como o cinema, alto-falantes de laptops e, atualmente, no conjunto de tecnologias que permitem o uso do Atmos.
Resumidamente, o Atmos é a soma de tecnologias incluídas nos arquivos de áudio e nos aparelhos que reproduzem o som, com o objetivo de simular a distância e separação entre as fontes sonoras. O Atmos cria um ambiente virtual e posiciona cada som, permitindo simular, por exemplo, o palco de uma orquestra onde os instrumentos graves estão atrás dos instrumentos agudos, ou a cena de um filme onde um helicóptero se movimenta para trás da câmera. Apesar da qualidade da tecnologia e do efeito reproduzido depender de qual tipo de Atmos está sendo utilizado, especialmente em função dos alto-falantes ou fones de ouvido sendo utilizados, uma boa implementação do Atmos é capaz de enganar nossos ouvidos de forma surpreendente.
Atualmente há quatro formas distintas de experimentar o som imersivo através do Dolby Atmos:
Apesar de não ser obrigatório para uma boa experiência musical, o Dolby Atmos oferece uma dimensão a mais para o consumo de música gravada: a sensação de estar presenciando som imersivo e multidirecional. Apesar de exigir um investimento para conseguir acessar a tecnologia, o Dolby Atmos é bastante convincente e para amantes da música pode ser uma boa aquisição.