O Planeta TV

O que é Dolby Atmos? Entenda como ter acesso ao áudio espacial

por Redação, em 12/09/2023

Foto: Pixabay

            A música é uma das formas de arte mais consumidas e apreciadas pelo público: desde os primórdios da história até os dias atuais, apesar dos mecanismos e estilos em constante mudança, a experiência de escutar uma boa música sempre foi algo extremamente importante. Com a tecnologia, levar as músicas para dentro de casa e reproduzi-las quando desejar se tornou cada vez mais prático, barato e com maior qualidade.

            Os discos de vinil, formato analógico e físico, popularizaram a reprodução doméstica de músicas e álbuns, enquanto os arquivos MP3s e os CDs mostraram ao mundo o poder da qualidade de áudio digital. Agora, as novas gerações alteram por completo seu consumo de música através da praticidade dos aplicativos de streaming, conforme dados da ExpressVPN. Mas há algo que nunca foi devidamente capturado pelo som “enraizado” de um vinil ou a reprodução quase pura de frequências de um CD digital: a sensação imersiva de escutar os instrumentos em um palco, sendo reproduzidos ao vivo, de diversas direções e intensidades. No entanto, pode ser que isso esteja mudando com a chegada de uma nova tecnologia de áudio digital. Confira.

O que é e como funciona o Dolby Atmos

            O nome Dolby pode soar familiar - a empresa é responsável por uma série de técnicas de áudio que visam melhorar a qualidade. Originalmente destinada aos discos de vinil, com o objetivo de reduzir o ruído e distorção no áudio, a empresa adaptou suas tecnologias para ambientes como o cinema, alto-falantes de laptops e, atualmente, no conjunto de tecnologias que permitem o uso do Atmos.

            Resumidamente, o Atmos é a soma de tecnologias incluídas nos arquivos de áudio e nos aparelhos que reproduzem o som, com o objetivo de simular a distância e separação entre as fontes sonoras. O Atmos cria um ambiente virtual e posiciona cada som, permitindo simular, por exemplo, o palco de uma orquestra onde os instrumentos graves estão atrás dos instrumentos agudos, ou a cena de um filme onde um helicóptero se movimenta para trás da câmera. Apesar da qualidade da tecnologia e do efeito reproduzido depender de qual tipo de Atmos está sendo utilizado, especialmente em função dos alto-falantes ou fones de ouvido sendo utilizados, uma boa implementação do Atmos é capaz de enganar nossos ouvidos de forma surpreendente.

Como usar o Dolby Atmos?

          Atualmente há quatro formas distintas de experimentar o som imersivo através do Dolby Atmos:

  • Dolby Atmos para cinemas: a forma mais completa e impressionante do Atmos está presente nas salas de cinema atualizadas com a tecnologia. Utilizando dezenas de alto falantes afixados no teto e em todas as paredes, além de equipamento dedicado, o áudio Atmos fisicamente é distribuído e sincronizado para simular 360 graus. A maioria dos filmes atuais já suporta o Atmos, bastando escolher um cinema que ofereça a tecnologia.
  • Sistemas de home theater: disponível para barras de som ou sistemas de home theater, o Dolby Atmos para televisões é suportado por plataformas como o Netflix e smart TVs modernas. Se configurado corretamente, o receptor Atmos utiliza o espaço e a reverberação do som no ambiente para simular canais de áudio adicionais, criando a ilusão espacial. Para quem já possui boas caixas de som, é possível comprar um receptor de áudio compatível com Atmos via HDMI para atualizar o sistema antigo e usar o som espacial.
  • Dolby Atmos no smartphone: novidade de plataformas de streaming de música de alta qualidade, como o Deezer e Apple Music, o Dolby Atmos está disponível em iPhones e alguns aparelhos Android, e pode ser habilitado nos ajustes dos aplicativos e no sistema. Neste caso, a tecnologia é feita para fones de ouvido, e é baseada em adaptar o áudio da música com um algoritmo que tenta simular as distorções criadas pelo ouvido humano e pela diferença de tempo entre as diversas fontes de som. Com fones de ouvido de boa qualidade, especialmente compatíveis com cancelamento de ruído ou áudio 3D, o Dolby Atmos para fones de ouvido cria a sensação de estar “cercado” pelo som ou de escutar instrumentos musicais oriundos de diferentes locais de um palco digital.
  • Dolby Atmos para jogos no computador: por fim, usuários do Windows 10 ou Windows 11 podem desfrutar de áudio espacial em jogos 3D e filmes ativando o recurso no sistema. Nos ajustes de som, é possível habilitar gratuitamente o Windows Sonic for Headphones, recurso semelhante porém limitado. No entanto, ao acessar a loja Microsoft Store e assinar o serviço do Dolby Atmos, é possível substituir o Sonic pelo Atmos e desfrutar da mesma tecnologia presente nos smartphones.

          Apesar de não ser obrigatório para uma boa experiência musical, o Dolby Atmos oferece uma dimensão a mais para o consumo de música gravada: a sensação de estar presenciando som imersivo e multidirecional. Apesar de exigir um investimento para conseguir acessar a tecnologia, o Dolby Atmos é bastante convincente e para amantes da música pode ser uma boa aquisição.


Deixe o seu comentário