As emoções do capítulo deste sábado (8).
Após quatro anos desde a chegada de Leopoldina (Letícia Colin) ao Brasil, a família real é obrigada a embarcar de volta para Portugal a pedido das cortes portuguesas e Dom Pedro (Caio Castro) se vê obrigado a assumir o lugar de Dom João (Leo Jaime), seu pai. O caminho do agora príncipe regente e pai de família não será fácil, mas ele contará com o apoio de Leopoldina, que mesmo conhecendo os defeitos do marido vai ajudar no processo de independência do Brasil e dará força para que continue no cargo.
Na despedida da família, Pedro consola o pai, que não queria ir embora do Brasil. “Ânimo, meu pai! Era isso ou correr o risco de perdermos o poder em Portugal. E vá tranquilo, pois eu farei o mesmo protegendo o Brasil, como seu representante, o príncipe regente”. Dom João se preocupa com o filho e o alerta quanto ao risco de os liberais atrapalharem suas ações. “De pouco vai adiantar meu sacrifício. A chama liberal está incendiando o mundo todo. Em breve tu também sucumbirás a ela. Prometa-me, Pedro: se o Brasil for se separar de Portugal, antes seja para ti, que me hás de respeitar, do que para algum desses aventureiros”. Dom Pedro não entende a intenção do pai, mas consente.
Logo, o príncipe descobre que Dom João, Carlota (Débora Olivieri) e os irmãos foram embora e deixaram o Brasil falido. Ao tomar conhecimento de que as tropas da guarda real estão sem receber, Dom Pedro irá se reunir com Thomas (Gabriel Braga Nunes), Avilez (Paulo Rocha) e Chalaça (Romulo Estrela) para definir as prioridades de governo, pois a falta de apoio do povo e das tropas poderá influenciar no tempo de permanência do príncipe no Brasil. Sem segurança o príncipe fica vulnerável.
As cenas estão previstas para irem ao ar a partir de sábado, dia 8. Novo Mundo é uma novela de Thereza Falcão e Alessandro Marson, com direção artística de Vinícius Coimbra.