Na noite desta segunda-feira, 27, o telejornal mais visto do Brasil apresentou as novidades preparadas durante meses sob todo o sigilo possível e colocadas no ar imediatamente após a comemoração do cinquentenário da TV Globo. A última “reforma” do Jornal Nacional aconteceu em 2009, em outro aniversário: o de 40 anos do próprio telejornal. Naquela ocasião, a maior novidade era o globo terrestre estilizado, que agora foi retirado e abriu lugar para um painel de projeções ao fundo da redação.
O tradicional azul do JN continua presente, mas perdeu a predominância. Já o branco foi quase totalmente substituído por tons de cinza. Além do novo pacote visual, o Jornal Nacional apresentou outras importantes novidades:
Apresentadores em pé
Renata Vasconcellos e William Bonner aparecem em pé, fora da bancada, assim como acontece nos demais telejornais de rede da emissora, e interagem com os repórteres ao vivo em um telão lateral. Antes, os apresentadores do JN só eram vistos em pé em ocasiões especiais, como coberturas fora do estúdio - catástrofes naturais, competições esportivas, acidentes de grande proporção - em que um dos membros viaja até a notícia.
Novos ângulos
Há um aproveitamento maior do espaço, com planos de câmera mais abertos. Os apresentadores são focalizados em novos ângulos e com mais movimentação das câmeras durante todo o telejornal.
Previsão do tempo
Maria Julia Coutinho, que antes era a responsável pela previsão do tempo do Hora Um da Notícia e do Bom Dia Brasil assume o posto no JN e no SPTV 2ª Edição. A apresentação, agora, é feita ao vivo e com interação entre os apresentadores por meio de um telão. O chroma-key foi substituído pelo cenário do Jornal Hoje e do Jornal da Globo, na Globo-SP.
Painel com melhor aproveitamento
O painel ao fundo da redação é melhor utilizado. O globo terrestre foi incorporado ao logo do JN. Além de servir para projeções com o assunto a ser abordado pelo telejornal, também é utilizado para as artes que antes eram colocadas em chroma-key, como a dos números referentes a Bolsa de Valores etc. Além disso, a chamada dos assuntos do próximo bloco também utiliza o painel ao fundo.
Encerramento
Sem mais âncoras na bancada conversando ou sem mostrar a redação trabalhando. Agora, os dois âncoras saem da bancada assim que o jornal chega ao fim. Com o encerramento desta primeira edição, Bonner chegou a cumprimentar parte da equipe que estava trabalhando nos bastidores
Comentários (6) Postar Comentário
Ficou muito bom. Gostei das inovações.
Uma grande inspiração para a Recópia fazer sua cópia. Daqui a alguns dias os apresentadores do Jornal da Recópia farão suas apresentações em pé e com telões.
Eu adorei do novo cenário do JN, as imagens atrás ficaram muito boas, gostei muito deles ficarem em pé e se interagirem com os outros repórteres, parecem que eles estão em um mesmo ambiente. Muito bom! A única coisa que deixo a dica para eles é que eles tomem cuidado com os movimentos das câmeras, movimentos bruscos fazem a gente ficar com as vistas embaralhadas. E também ficar levando várias vezes fica ruim. Mas, afinal, adorei, a Globo tem um jornalismo maravilhoso, o JN é destaque, é muito gostoso sentar para assisti-lo. Pessoas que ficam criticando, são aquelas que não gostam de ver a evolução e o sucesso dos outros. Parabéns JN, sucesso!!!
Isso que é jornal. Não aquelas merdas como por exemplo: cidade alerta, balanço geral, brasil urgente e etc.
Prefiro mil vezes os jornais da Globo principalmente o Jornal Hoje e o Bom Dia Brasil!!
adorei, ficou muito bom, a interação ficou perfeita parabens
Alguém sabe qual o modelo do telão usado no jornal ?