Em entrevista ao jornal El País, João Emanuel Carneiro explicou as razões do sucesso de Avenida Brasil, que é o título mais licenciado da história da Globo.
"Eu acredito que uma novela é uma obra aberta, mas no meu caso, meio fechada, porque eu sei o que vou fazer desde o início. É uma via de mão única". disse ele sobre o seu processo de criação.
O dramaturgo ainda falou sobre as fontes que utilizam para escrever as sinopses de suas novelas: "Um autor tem que ter uma antena, perceber o que está passando à sua volta. Eu acho que para Avenida Brasil eu tirei muito das conversas com as minhas empregadas contando a vida delas na cozinha de como era no subúrbio, e fui filtrando aquele universo. Também recorto jornal, tenho muito personagem tirado de notícias. Mas eu acho que todo escritor tem que ser mesmo um conversador, que se interessa pelo que o outro tem a dizer".
Sobre o sucesso de suas novelas no exterior, em especial Avenida Brasil, ele aposta em poucos personagens e numa história com fôlego:
"Uma boa história dialoga com outras culturas. Minhas novelas têm a característica de ter poucos personagens, centrados em uma trama muito definida. Quando tem vários núcleos fica tudo muito moído, até mesmo a sinopse de uma novela com muitas tramas é difícil de contar ou vender. O grande desafio é fazer uma história com fôlego e com poucos personagens. A casa do Tufão [personagem de Murilo Benício em Avenida Brasil] e seus arredores ocupava 80% do capítulo. Mas não fazemos novela pensando lá fora, tem que dar certo aqui".
João Emanuel entregou à Globo a sinopse de mais uma novela, que deve estrear no segundo semestre de 2015. Para o elenco, ele já teria reservado Cauã Reymond e Dira Paes.
Comentários (6) Postar Comentário
Esse cara assiste mt novela mexicana, junta uma colcha de retalhos e faz uma obra "original". Um bom dramalhão vende por todos os lados.
Continua um chato na hora de dar entrevistas, mas pelo menos não foi monossilábico. O Jeca quero dizer Jec é otimo, mas precisa ser mais humilde, interativo. É claro que ainda acho suas obras mexicanas, tanto é que jaz sucesso nesses paises que amam esse tipo de novela
Ótimo autor sorte da globo te- lo em sua emissora.
João Emanuel Carneiro, Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Silvio de Abreu são os melhores autores da globo!!!
Voce não precisava, pois tem uma belíssima e inquestionável carreira de décadas. Mas pelo seu momento atual, ao ler essa entrevista, APRENDA MANOEL CARLOS!!!
Adoraria ver a Regina Duarte nessa novela. Ela precisa volta em um papel de destaque.