O instituto está ampliando gradativamente a base de domicílios que compõem a medição em São Paulo.
Carlos Augusto Montenegro (foto), presidente do Ibope, afirma que as fallhas nas medições instantaneas do instituto são causadas pelas "as instabilidades na rede de telefonia e a expansão da base de amostra estão causando as grandes diferenças entre as audiências prévia e consolidada".
Atualmente, o Ibope está ampliando gradativamente a base de domicílios que compõem a medição em São Paulo, de 800 para cerca de 1.300. Atualmente, já está em 1.000.
Em entrevista ao jornalista Daniel Castro, Montenegro diz que os problemas com a transmissão de dados dos aparelhos medidores instalados nas casas, via celular, se agravaram com a expansão da medição. Ele argumenta que a medição que vale é a consolidada, que ele também chama de overnight, e que as emissoras estão cientes e de acordo com isso, pois está previsto em contrato.
Nesta semana, a Record notificou o instituto pedindo explicações sobre o crescimento da diferença da audiência prévia para a consolidada. Na sexta, o SBT marcou 6,6 pontos, um décimo a menos do que a estreia do novo game de Rafael Cortez. No consolidado, a Record subiu para 7,0, mas o SBT saltou para 8,1 e roubou-lhe a vice-liderança.
A Globo também tem reclamado ao Ibope, porque sua prévia tem sido inferior ao consolidado.